Há 11 segundos
Durante a reunião, o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou pontos relevantes para o setor produtivo do Amazonas
Foto: Divulgação/ Sedecti
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, nesta terça-feira (27/08), da 320ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada por videoconferência. Na pauta, foram aprovados 56 projetos industriais, de serviços e agropecuários, que somam R$ 1,25 bilhão em investimentos e preveem a geração de 2.153 empregos adicionais na área incentivada da Zona Franca de Manaus nos próximos anos.
Durante a reunião, o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou dois pontos relevantes para o setor produtivo do Amazonas: a situação do Processo Produtivo Básico (PPB) que afeta a produção de ar-condicionados e a necessidade de ampliação de áreas destinadas a novas indústrias em Manaus.
Produção de ar condicionado
O secretário explicou que o atual PPB estabelece a obrigatoriedade de aquisição de compressores de produção nacional, o que tem limitado o crescimento do polo de ar condicionado. “As empresas estão dispostas a absorver toda a produção nacional, mas precisam de alternativas para continuar crescendo”, afirmou Serafim, sugerindo a entrada de novos fornecedores ou a liberação da importação por meio de cotas.
Fotos: Divulgação/ SedectiEm resposta, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, reconheceu o problema e garantiu o encaminhamento da proposta. “Com relação ao PPB do ar condicionado, estou em débito com vocês, porque não tivemos a resolução. Mas me comprometo: na próxima semana devemos nos reunir com a equipe técnica e representantes da empresa fornecedora. Na reunião de outubro, queremos apresentar uma solução definitiva”, afirmou.
Áreas para novos projetos industriais
O segundo ponto levantado pelo titular da Sedecti foi a necessidade de ampliação das áreas destinadas à instalação de indústrias tipo 4 e tipo 5 em Manaus, diante do grande fluxo de novos projetos apresentados ao Polo Industrial.
Serafim elogiou a articulação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, em conjunto com representantes da Prefeitura de Manaus, para viabilizar a expansão dessas áreas. “Nada adianta captar novos projetos se não tivermos terrenos internos disponíveis e compatíveis com esse perfil industrial”, ressaltou.