Há 3 minutos
Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia está com inscrições abertas
Fotos: Bruno Leão/SedectiNos dias 11 e 12 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizará o Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas, um espaço aberto para escuta e colaboração na construção de um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável da região. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/U5FgdiKm6rhkTC5M7.
O evento será realizado no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), na Avenida Danilo Matos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, e reunirá diversos setores da sociedade.
Conforme o titular da pasta, Serafim Corrêa, o encontro é dedicado à participação de povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs), organizações da sociedade civil, startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos, para que possam contribuir ativamente com suas experiências e conhecimentos na construção de um plano estratégico robusto e inclusivo.
“Essas pessoas são as que vão nos ensinar, são elas quem conhecem e vivem da bioeconomia. Portanto, construir isso ao lado da sociedade, ao lado desses segmentos que são fundamentais para a bioeconomia do Amazonas e do Brasil como um todo. A bioeconomia está na agenda do Brasil e do mundo, e precisamos avançar nisso. Esta é a determinação do governador Wilson Lima”, enfatizou Serafim.
De acordo com a chefe do Departamento de Bioeconomia da Sedecti, Milena Barker, a iniciativa visa garantir que a bioeconomia do Estado seja construída de forma participativa e alinhada às necessidades das populações locais e do setor produtivo.
“A orientação do governador Wilson Lima e do secretário Serafim Corrêa, é que todos se sintam parte da construção do Plano Estadual de Bioeconomia, por isso, ele será elaborado com a participação de diversos setores da sociedade em todos os municípios do Amazonas. Essa abordagem garante uma visão ampla, considerando as necessidades locais e alinhando interesses para um plano mais eficaz”, revela Barker.
A bioeconomia tem se consolidado como um dos principais caminhos para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, aliando preservação ambiental, inovação e geração de renda. O Plano Estadual de Bioeconomia será um marco para fortalecer cadeias produtivas baseadas no uso sustentável da biodiversidade amazônica.
“Além de fortalecer o desenvolvimento sustentável, o plano também destacará oportunidades para atrair novos investimentos, impulsionando tecnologias inovadoras e incentivos estratégicos”, destacou Milena.
Após o evento, a Sedecti dará continuidade às Escutas Regionais, que serão realizadas em diversas cidades do interior, seguindo para a consolidação das informações e a validação da primeira versão do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas.