O evento fortalece o papel estratégico da Ouvidoria nas políticas PcD, além do compartilhamento de experiências entre os órgãos

Foto: Amanda Postigo/SEPcD e Arquivo/SEFAZ
A Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com deficiência (SEPcD) participou, na quarta-feira (15/10), da abertura do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, no Teatro Amazonas, Centro, zona sul de Manaus. A ação visa fortalecer as políticas de transparência e informação, além da inclusão e acessibilidade para a população com deficiência do Amazonas.
Promovido pela Controladoria-Geral da UNIÃO, junto com a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ) e demais instituições apoiadoras, o evento ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, com palestras especializadas, oficinas técnicas e painéis temáticos para capacitar os participantes.


Para o ouvidor da SEPcD, Caio Taveira, a expectativa são dois dias para compartilhar experiências e reforçar uma Ouvidoria inclusiva no âmbito nacional.

Foto: Amanda Postigo/SEPcD e Arquivo/SEFAZ
“É justamente ter a possibilidade de troca com outras ouvidorias para que nós possamos melhorar o serviço prestado dentro da Secretaria da pessoa com deficiência, no âmbito da Ouvidoria, mas também contribuir com os painéis mostrando as particularidades das demandas que a Ouvidoria recebe”, pontuou.
Ele ainda enfatizou a importância de eventos como esse para a melhora da escuta qualificada das demandas das pessoas com deficiência, reforçando acessibilidade e inclusão PcD no Estado.
“A acessibilidade no serviço público e também a empregabilidade, ela está muito evidente, então quanto mais eventos como esse, como um seminário ele possa ser realizado, isso fomenta para que os serviços públicos sejam adaptados e adequados à nova realidade da pessoa com deficiência”, acrescentou o ouvidor.
Com o tema “Ouvidoria Contemporânea – Inovação, Sustentabilidade e gestão pública com Escuta Cidadã”, o seminário propõe um olhar plural e atualizado sobre o papel das ouvidorias públicas diante dos desafios da administração pública moderna, das transformações tecnológicas, das emergências climáticas e das desigualdades regionais.
Evento


A abertura contou com a apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas e dos Corais do Amazonas e da SEFAZ, além da entrega do prêmio do 7º Concurso de Boas Práticas às ouvidorias locais.
As oficinas e demais palestras ocorrerão nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/10), no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com temas como: combate ao assédio e à discriminação; a Lei de acesso à informação frente à LGPD; a Amazônia e o clima; Ouvidoria municipal e os seus desafios; entre outros assuntos.
O evento terá transmissão das atividades, todos os dias, no canal oficial da CGU no YouTube.