Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+
Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

7 de junho de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 2 minutos

Discussão sobre ações no setor primário acontece durante realização da Eco Amazônia

Fotos: Ruy Nery/SeprorA Secretaria de Estado de produção rural do Amazonas (SEPROR) participou da Eco Amazônia, na sexta-feira (06/06), com a realização de Painel de Debates sobre o setor primário amazonense, mostrando que em meio a desafios logísticos, mudanças climáticas e pressões por práticas sustentáveis, o Amazonas está reestruturando sua política para o setor. O evento ocorre no Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, nº 2.100, zona centro-sul, até este sábado (07/06).

No debate, a SEPROR apresentou duas frentes prioritárias: a modernização da comercialização da produção agrícola com responsabilidade social; e a intensificação da adesão ao Plano ABC+ (2020-2030), política nacional voltada à agropecuária de baixa emissão de carbono.

Fotos: Ruy Nery/SeprorEstratégias na comercialização da produção Agrícola

Em painel apresentado pelo Engenheiro Agrônomo José Portugal, e pelo Técnico em Agropecuária Hélio da Silva Araújo, da SEPROR, foi tratado como tema a comercialização agrícola no Amazonas: mercado, logística e valor social.

Neste campo, o conhecimento do mercado local, a identificação de demandas específicas e o respeito à sazonalidade dos produtos são elementos centrais nas novas políticas públicas e ações cooperativas de produtores familiares.

Segundo José Portugal, um dos principais obstáculos históricos na região amazônica é a logística. A infraestrutura viária limitada e as longas distâncias entre as zonas produtivas e os centros urbanos têm exigido soluções inovadoras, como a utilização de rotas fluviais organizadas, unidades de armazenamento comunitário e parcerias logísticas com o setor privado.

“Para garantir competitividade, estratégias de marketing têm sido desenvolvidas para destacar o valor ambiental e social dos produtos amazônicos. Além disso, parcerias com redes de supermercados, feiras urbanas e restaurantes, e da criação de selos de origem e qualidade, tem ampliado o alcance da produção rural, especialmente de agricultores familiares e cooperativas indígenas”, destacou o engenheiro agrônomo.

Iniciativas de educação empreendedora e atendimento ao cliente visam estabelecer vínculos duradouros entre produtores e consumidores também fazem parte do processo, assim como a diversificação de cultivos e a incorporação de inovações tecnológicas tornam o setor mais resiliente diante das mudanças climáticas e flutuações do mercado.

Plano ABC+: Sustentabilidade e inovação

O segundo painel tratou do planejamento e execução do plano ABC+: sustentabilidade e inovação climática na agropecuária do Amazonas, e foi desenvolvido pelo engenheiro Agrônomo Heitor Liberato Junior, coordenador do programa no Amazonas, e pelo Engenheiro Agrônomo Alan Sabóia, que faz parte da coordenação na SEPROR.

“O Amazonas também fortalece sua atuação no Plano ABC+ (2020-2030), um instrumento federal para enfrentar as mudanças climáticas e garantir o desenvolvimento sustentável da agropecuária. A nova fase do plano sucedeu ao ABC (2010-2020), responsável por evitar a emissão de cerca de 193,67 milhões de toneladas de CO2 equivalente com a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 54 milhões de hectares”, disse Heitor Liberato.

Com o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a consolidação das tecnologias sustentáveis, espera-se que o Amazonas amplie significativamente sua participação no plano ABC+ até 2030, sobretudo por seu potencial florestal e sua vocação agroecológica.

“A UNIÃO entre estratégias de mercado, responsabilidade social e inovação ambiental torna o setor primário amazonense mais preparado para os desafios do futuro, transformando a floresta em fonte de riqueza com sustentabilidade e equidade, destacaram os membros da coordenação do ABC+ amazonense”, complementou Alan Sabóia.

Após a realização de cada apresentação, foram feitos questionamentos da plateia que contribuíram para que os temas fossem detalhados de acordo com suas finalidades dentro do programa de Governo do Estado para fortalecimento e consolidação do setor primário do Amazonas.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026

Por administrador
Amazonas

Secretaria de Educação realiza 2ª edição do prêmio “Educadores que Transformam” e homenageia 32 professores da rede estadual

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Centro de Lazer Noca e Maroca, na zona norte de Manaus

Por administrador
Amazonas

PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores

Por administrador
Amazonas

Estudantes da rede estadual iniciam ano letivo no novo Centro de Educação de Tempo Integral em Autazes

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu após ser deixada em escola no bairro Parque 10

Por administrador
Amazonas

IML procura por familiares de Paulo José Goés

Por administrador
Amazonas

Idam inicia 2026 com emissão de 2.578 Cartões do Produtor Primário (CPP)

Por administrador
Amazonas

Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Desfiles do Acesso B levam fé, Amazônia e empoderamento feminino à Avenida

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos e futebol de mesa movimentam o fim de semana com esporte, lazer e cidadania

Por administrador
Amazonas

Em Autazes, governador Wilson Lima inaugura Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para 920 alunos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?