Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
  • Amazonas
    • Governo do Amazonas
  • Manaus
  • Meio Ambiente
  • Esporte
  • Educação
  • Economia
  • Cidades
  • Polícia
  • Política
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Serviço de declaração de óbitos em domicílio da prefeitura
Prefeitura de Manaus

Serviço de declaração de óbitos em domicílio da prefeitura

administrador
Última atualização: 18 de maio de 2025 10:21
Por administrador
Compartilhar
8 Min Lidos
Compartilhar

Ao completar cinco anos de atividades, o Centro de Emissão de Declaração de Óbitos (Cedo), da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contabiliza mais de 6,4 mil atendimentos realizados desde sua criação. O serviço atua na vigilância e emissão de declarações de óbitos por causas naturais ocorridos em domicílios no âmbito do município.

Criado em 18 de maio de 2020, o Cedo atende a população nos casos de óbitos ocorridos em domicílio, com o envio de equipes ao local para emissão de declaração atestando morte por causa natural, após exame físico e apuração do histórico clínico da pessoa morta junto às famílias. O serviço funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 8h às 18h, com atendimento pelo (92) 98842-8437.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador, Marinélia Ferreira, explica que a declaração de óbito fornecida pelo Cedo às famílias é necessária para o seguimento dos trâmites do serviço fúnebre, pontuando o papel relevante da atividade para quem vivencia a angústia e tristeza pela perda de entes queridos.

“O serviço mais importante prestado pelo centro é o de dar dignidade a essas famílias em um momento de dor, sendo ofertado por profissionais extremamente empáticos e preparados para realizar os procedimentos necessários para a emissão da declaração de óbito”, aponta a diretora.

Marinélia recorda que o serviço foi implantado, em 2020, para atender demanda surgida durante a pandemia de Covid-19, com o aumento no número de óbitos por causas naturais em domicílio. Ela relata que, na época, as famílias precisavam levar o corpo até uma unidade de pronto atendimento para obter a declaração de óbito.

“Muitas não tinham condições de fazer isso, enquanto as unidades e profissionais de saúde ficaram sobrecarregados durante a pandemia. A resposta da Semsa foi criar esse serviço itinerante, indo até as famílias para emitir a declaração nos domicílios”, conta.

Atendimentos

Conforme o chefe do Cedo, Arlindo França, o centro conta atualmente com 25 profissionais, divididos em três equipes, cada uma com médico, técnico em necropsia, técnico em patologia, técnico em enfermagem e condutor. A base do serviço fica no Complexo de Saúde Oeste da Semsa, no conjunto Santos Dumont, no bairro da Paz.

“Atendemos em todo o âmbito do município, na zona Urbana e na zona rural, terrestre e fluvial, contando com o apoio do Distrito de Saúde Rural para acesso às comunidades ribeirinhas”, informa o gestor.

Arlindo explica que o atendimento das equipes inicia ainda durante o contato telefônico, com orientações para coleta e envio de documentos de identificação e outros que informem o histórico clínico do morto, além de registro policial. “A autoridade policial deve ser informada de qualquer óbito, mesmo que por causas naturais, e o primeiro passo da família é fazer essa notificação em um boletim de ocorrência (BO)”.

Ao lado do informe policial, cita Arlindo, outros itens necessários para a emissão da declaração de óbito são documento oficial de identidade com foto, CPF, certidão de casamento, se houver, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina.

Procedimentos e suporte

Já no local, informa Arlindo, as equipes realizam um levantamento do histórico clínico e condições de saúde do morto a partir de relatos dos familiares, bem como de receituários, atestados e exames relativos a eventuais comorbidades. É feito ainda exame físico de eventuais sinais de causas externas de morte.

“Algumas vezes detectamos uma causa externa, como sinais de queda, golpe e fraturas, e nesses casos orientamos a família a acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e preenchemos um formulário para o Instituto Médico Legal (IML), que fará a remoção do corpo”, explica.

Também durante o exame físico é feita a coleta de material para exame de nasofaringe, para detecção de vírus respiratórios. O procedimento, segundo Arlindo, é realizado desde a pandemia para o diagnóstico da Covid-19. Hoje, a testagem, feita com apoio do Laboratório Central (Lacen-AM) pelo método RT-PCR, inclui os vírus da Covid-19, Influenza A e B, vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus e adenovírus.

“O diagnóstico para qualquer desses agravos é comunicado aos familiares e acrescido à declaração de óbito”, ressalta o chefe do Cedo.

Durante as diligências, relata o gestor, as equipes também informam os familiares sobre as providências necessárias para o serviço fúnebre, orientando-os a levar a declaração de óbito ao cartório para a obtenção da certidão de óbito, obrigatória para o serviço de cremação ou sepultamento.

Percalços e elogios

Arlindo atua no Centro de Emissão de Declaração de Óbitos desde a implementação do serviço, instituído pela Semsa, por meio da portaria nº 200, de 2020. No começo, relata o gestor, ele e as equipes trabalharam muitos dias além do horário regular, chegando a realizar até 24 atendimentos em um único dia, ou 20 a mais do que média atual.

“Por conta da pandemia, os profissionais tinham muito medo, pois 70% dos óbitos tinham confirmação de infecção por Covid-19. Mas, graças a Deus, conseguimos realizar os atendimentos com satisfação e nunca tivemos nenhuma perda nas equipes”, comemora.

O gestor também se orgulha das avaliações positivas que o serviço municipal recebe constantemente. “Recebemos vários elogios, não só de pessoas atendidas, como de colegas que precisaram do serviço. Eu mesmo precisei quando meu pai faleceu, em 2022. A gente vivencia a situação da família enlutada, vê que eles não sabem bem o que fazer, e busca oferecer o suporte adequado”.

No balanço de cinco anos do Cedo, Arlindo assinala a comodidade trazida pelo serviço para as famílias, facilitando o acesso da população à emissão de declarações de óbito, bem como para os profissionais do centro, que podem atuar melhor para conhecer o histórico clínico dos mortos junto aos familiares, nos locais das ocorrências.

“Com isso, conseguimos qualificar melhor a declaração de óbito, com isso definir melhor o perfil epidemiológico no município de Manaus para direcionar a aplicação das políticas públicas na área da saúde”, avalia.

Números

O Centro de Emissão de Declaração de Óbitos da Semsa Manaus contabiliza 6.422 atendimentos realizados desde o início das atividades do serviço até a última quinta-feira, 15/5. Desse total, 431 foram prestados em 2020, 1.482 em 2021, 1.267 em 2022, 1.350 em 2023, 1.409 em 2024, e 483 neste ano.

Dentre os 483 óbitos atendidos pelo serviço neste ano, 272 foram de homens, ou 56,31%; e 211, ou 43,69%, de mulheres. A maioria foi na faixa etária de 60 a 79 anos, com 189 atendimentos, seguida das faixas de 40 a 59, com 104, e de 80 a 89, com 101.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:Prefeitura de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Copy Link Print

Você também pode gostar

Prefeitura de Manaus

Locais de atendimento de Unidades Móveis de Saúde da Mulher

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 341 vagas de emprego nesta segunda-feira

Por administrador

Prefeitura conclui pacto de metas com a ‘Aliança Pró-Saeb’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida recebe bancada sindical da saúde e confirma avanço em valorização dos servidores com promoção por titularidade

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?