Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS
Amazonas

SES-AM avança no fortalecimento das residências médicas com foco na formação de profissionais para o SUS

3 de novembro de 2025
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Encontro marca a organização de diretrizes e a posse da nova composição da Coremu

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) realizou, nesta segunda-feira (03/11), reunião de Programas de Residência do órgão. O encontro, promovido pela Comissão de Residência Multiprofissional em saúde (Coremu) da SES-AM, teve como objetivo alinhar diretrizes e fortalecer a integração entre os programas vinculados à secretaria.

O encontro, no auditório Englantina Rondon, na sede da secretaria, reuniu coordenadores, docentes, tutores e preceptores das residências uni e multiprofissionais em saúde. A programação incluiu o alinhamento conceitual sobre o funcionamento da Coremu e dos Programas de Residência da SES-AM, a eleição da nova composição da comissão e a 1ª reunião ordinária dos novos membros.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destacou que o fortalecimento das residências é uma das prioridades da gestão, por representar investimento direto na formação e valorização dos profissionais do Sistema Único de saúde (SUS).

“A residência é um espaço de aprendizado em serviço, que transforma realidades. É ali que os futuros especialistas vivenciam a rotina da REDE, contribuem com a assistência e se formam dentro dos princípios do SUS. A SES-AM continuará apoiando essas iniciativas, que garantem qualidade no cuidado e desenvolvimento profissional aos nossos servidores e residentes”, enfatizou a secretária.

Em seu discurso de abertura da reunião, o coordenador da Coremu, Davi Araújo da Cunha, ressaltou a importância do momento para o fortalecimento das políticas de formação em saúde. “A comissão é uma instância essencial para a qualidade dos programas de residência e para o fortalecimento da educação em serviço. É por meio dela que garantimos o acompanhamento, a avaliação e a integração das ações formativas na REDE estadual de saúde”, afirmou.

A gerente de educação na saúde e Humanização do Departamento de Gestão do trabalho e educação em saúde da SES-AM, Francileide Bindá, apresentou o funcionamento da comissão e reforçou as atribuições dos docentes, tutores e preceptores no processo. “Este é um espaço de construção coletiva. Cada profissional tem um papel fundamental na consolidação da residência como estratégia de qualificação da assistência e valorização do trabalho em saúde”, destacou.

Ao final da programação, foi realizada a 1ª reunião ordinária da nova composição da Coreme, com pauta voltada à análise de novos programas e à revisão do regimento interno. A reunião também marcou a eleição dos novos membros, colegiado com caráter deliberativo que coordena, articula e supervisiona os Programas de Residência em Área Profissional da saúde.

Nova composição

A nova composição da Comissão de Residência Multiprofissional em saúde foi eleita para o biênio 2025, conforme a portaria nº 645/2025-GAB/SES-AM, de 3 de novembro de 2025.

A coordenação geral passa a ser exercida por Davi Araújo da Cunha, tendo como vice-coordenadora Janaína Braga Maciel. A Secretaria Executiva será conduzida por Taís Cirino Apolinário de Souza.

FOTO: Evandro Seixas / SES-AM

A comissão também é composta por representantes das coordenações dos programas, tutores, preceptores e gestores locais de saúde, de acordo com a Resolução nº 1 da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em saúde (CNRMS).

Entre os programas vinculados à Coreme/SES-AM estão o Programa Multiprofissional em saúde da Mulher, coordenado por Janaína Braga Maciel, e o Programa Uniprofissional em Enfermagem – Neonatologia, sob coordenação de Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama. A comissão tem papel estratégico na gestão e supervisão das residências multiprofissionais e uniprofissionais no âmbito da REDE estadual de saúde, fortalecendo a formação de profissionais e a integração ensino-serviço.

Programas de Residência

As residências integram o processo de especialização em serviço, promovendo a atuação prática supervisionada em diferentes áreas da atenção à saúde.

A Coremu da SES-AM abrange as áreas de Biomedicina, ciências Biológicas, educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, serviço social e Terapia Ocupacional, conforme a Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012, além das áreas de Física Médica e saúde Coletiva, incluídas posteriormente.

Já a Comissão de Residência Médica (Coreme) é responsável pela coordenação dos programas de Residência Médica em Psiquiatria Geral e Psiquiatria Forense, voltados à formação de especialistas e ao fortalecimento da REDE estadual de atenção em saúde mental.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, os programas de residência contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas assistenciais e para a consolidação das políticas públicas de saúde no Estado. “As residências representam a ponte entre a teoria e a prática. Elas fortalecem o aprendizado, ampliam o olhar dos profissionais e se refletem no cuidado humanizado prestado à população amazonense”, afirmou.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?