Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > SES-AM e FVS-RCP divulgam nota técnica com orientações sobre as ações de saúde no período de enchente
Amazonas

SES-AM e FVS-RCP divulgam nota técnica com orientações sobre as ações de saúde no período de enchente

9 de abril de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 35 minutos

Documento direcionado aos municípios está disponível no site www.fvs.am.gov.br

Foto: Arquivo/Defesa Civil do Amazonas

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), emitiu, nesta quarta-feira (09/04), nota técnica com orientações aos municípios para atuação no período de enchente.

O objetivo é cooperar com os gestores municipais no monitoramento dos agravos comuns do período, além de orientar quanto à adoção de medidas preventivas a possíveis demandas. O documento está disponível para consulta no site da Fundação (www.fvs.am.gov.br).

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksud, o trabalho em conjunto com os municípios é de extrema importância, pois busca mitigar os impactos da cheia dos rios na saúde da população. “O Governo do Amazonas, novamente, está trabalhando com planejamento antecipado para o período de enchente, a fim de apoiar os municípios para que atuem de maneira eficiente”, destaca.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, informa que entre as orientações da nota técnica está a recomendação para que os municípios atualizem os Planos de Contingência para Inundações, visando uma ação adequada de atenção integral à saúde da população.

Outra medida que deve ser adotada é para ampliação da cobertura vacinal contra Hepatite, Tétano e Raiva, doenças que podem ter maior incidência no período de enchente, devido à contaminação na água e contato com roedores e animais peçonhentos. A ampliação das vacinas também deve ocorrer entre os animais, cães e gatos. Cabe aos municípios, ainda, monitorar e adequar os estoques de imunizantes.

A nota técnica orienta, ainda, ao gerenciamento adequado dos estoques e a distribuição prioritária de hipoclorito de sódio a 2,5%, à população em risco, sobretudo nas áreas rurais. O insumo é utilizado para tratar a água em situação de emergência. É necessário monitorar o controle da qualidade da água para consumo humano no município. Para isso, a FVS solicita que os gestores identifiquem estruturas dos sistemas de abastecimentos de água que possam ser afetados e planeje ações preventivas. Nas situações de comprometimento da qualidade, após resultados das análises, exigir a adoção de medidas para minimizar os riscos à saúde.

Foto: Arquivo/Defesa Civil do Amazonas

Além disso, os gestores devem monitorar as solicitações de transferências de pacientes internados nos hospitais dos municípios para a capital, acompanhar a taxa de ocupação dos leitos municipais com uso de oxigênio medicinal para intervir, caso haja necessidade de transferência e realizar a notificação compulsória dos agravos no sistema de informação oficial.

A diretora-presidente da FVS-RCP ressalta que a vigilância em saúde tem papel estratégico, pois orienta a tomada de decisão e organiza a resposta oportuna dos serviços de saúde diante dos riscos ampliados pelas cheias.

Mais recomendações

Nesta quarta-feira (09/04), a FVS-RCP publicou alerta epidemiológico para leptospirose, doença causada pela exposição à urina de animais infectados, como ratos, e que PODE ocorrer com maior frequência em períodos de alagamento.

De janeiro a março de 2025, foram registrados 12 casos da doença e um óbito. Dos 12 casos, 10 foram em Manaus, um em Guajará e um em Itacoatiara. Em 2024, no ano todo, foram 49 casos e seis óbitos. No mês de janeiro de 2025 foi registrado o dobro da média histórica e, apesar da queda observada em fevereiro e março, as projeções apontam para um NOVO aumento entre abril e junho, período de maior risco devido às intensas inundações urbanas e rurais.

Diante do cenário de circulação de leptospirose no estado, a FVS-RCP emitiu nota técnica orientando sobre a implementação de medidas adequadas nos serviços de atenção ao paciente, incluindo triagem, diagnóstico e tratamento oportuno de casos da doença, evitando casos graves e óbitos.

O documento alerta para que os profissionais de saúde fiquem atentos a possíveis novos casos de leptospirose no Amazonas. Os casos suspeitos ou confirmados são de notificação compulsória imediata de interesse municipal, ou seja, são considerados prioritários devido à sua relevância local.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
Amazonas

Cosama celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e destaca protagonismo feminino no saneamento do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sepet realiza agendamento do Castramóvel para o Governo Presente no Tarumã

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança realizam a prisão de cerca de 40 pessoas e apreensão de adolescentes por apologia ao crime durante queima de fogos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil alerta sobre sinais e medidas preventivas contra o bullying nos ambientes escolares e digitais

Por administrador
Amazonas

FUnATI destaca protagonismo feminino no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Por administrador
Amazonas

SES-AM apresenta ao TCE o novo Hospital do Sangue e a programação prevista para início de funcionamento

Por administrador
Amazonas

Operação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

Por administrador
Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?