Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein
Amazonas

SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

5 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Há 16 segundos

Curso qualifica mais de 1,2 mil servidores da Atenção Primária à saúde para manejo do diabetes e hipertensão, além do pré-natal

Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou, quinta-feira (04/09), o curso de capacitação Manejo Clínico de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Pré-natal na Atenção Primária à saúde (APS). O objetivo é qualificar os profissionais de saúde dos municípios do Baixo Amazonas, estruturando linhas de cuidado baseadas no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).

A aula inaugural ocorreu no auditório da Faculdade Marta Falcão e foi transmitida on-line para os municípios de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá e Urucará.

A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destacou o fortalecimento da Atenção Primária como um movimento estratégico para o Amazonas. “Essa iniciativa é um grande avanço na qualificação do cuidado e na implementação de práticas modernas baseadas em evidências. Nosso compromisso é garantir que o conhecimento chegue até a ponta, melhorando a assistência à população”, afirmou.

Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM

O curso será desenvolvido em duas etapas. A primeira, contempla a capacitação de 42 profissionais de nível superior, que atuarão como multiplicadores. Já a segunda fase vai alcançar mais de 1,2 mil profissionais de níveis médio, técnico e superior.

O especialista em Políticas Públicas do Hospital Albert Einstein, Valmir Gomes Filho, ressaltou o impacto da ação. “Hoje, iniciamos com a aula inaugural, na qual serão formados multiplicadores que levarão o conhecimento aos municípios. Nosso objetivo é garantir que 100% dos profissionais do Baixo Amazonas sejam capacitados para o manejo clínico da hipertensão, diabetes e do pré-natal”, afirmou.

A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de saúde (PROADI-SUS) “Manejo Clínico de Condições Crônicas”, executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em cooperação com o Ministério da saúde.

A escolha do Baixo Amazonas como região de referência ocorreu em razão do desempenho de destaque no PlanificaSUS, no qual a região conquistou o 1º lugar no ranking nacional da Planificação da Atenção à saúde (PAS), no Ciclo 2, realizado no primeiro semestre de 2025.

Foto: Tainá Amoêdo / SES-AM

A secretária executiva adjunta de Política de saúde da SES-AM, Diana Lima, reforçou que a iniciativa atende às necessidades da REDE estadual. “O projeto Proadi-SUS é uma parceria fundamental para garantir a educação permanente dos profissionais que atuam na ponta. O foco está no manejo clínico das doenças crônicas mais prevalentes na Atenção Primária à saúde, como a hipertensão e o diabetes, além do pré-natal de risco habitual, buscando qualificar o cuidado e evitar a progressão para casos de alto risco”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a presença de secretários da SES-AM, representantes do Grupo Condutor de Manejo Clínico, consultores do Hospital Albert Einstein e secretários municipais de saúde da regional do Baixo Amazonas.

Com a formação, a expectativa é consolidar práticas baseadas em evidências e ampliar a resolutividade da Atenção Primária, fortalecendo a REDE assistencial e garantindo melhor qualidade de vida à população do interior.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?