O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), destacou os expressivos resultados econômicos alcançados com a implantação do sistema de energia solar da Casa Legislativa, que gerou uma economia de R$ 2,7 milhões aos cofres públicos e evitou a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO₂ em três anos de funcionamento. O sistema completou três anos no último dia 28 de setembro, e o pronunciamento do parlamentar foi feito durante o Pequeno expediente da 84ª Sessão Ordinária, nesta segunda-feira (29 de setembro), no plenário Adriano Jorge.
“Três anos atrás, na nossa primeira gestão como presidente, tivemos a felicidade de inaugurar o sistema de energia solar desta Casa. Hoje, com 36 meses de funcionamento, apresentamos números que muito nos orgulham”, afirmou Reis, em pronunciamento no plenário.
O sistema é composto por 1.426 mil placas solares, que ocupam aproximadamente quatro mil metros quadrados nos telhados da sede da Câmara, do estacionamento dos vereadores e do estacionamento auxiliar da CMM. Juntos, esses equipamentos permitiram uma economia de R$ 2,7 milhões aos cofres públicos desde sua implantação.
“Até o dia 24 de setembro deste ano, temos os números consolidados. Essa economia continuará beneficiando a Câmara por mais 22 anos, já que a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos”, ressaltou o presidente.
Além do aspecto financeiro, o impacto ambiental também foi comemorado. Segundo o presidente, o sistema evitou a emissão de 2,48 milhões de toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de 180 mil árvores na cidade de Manaus.
“É um feito que talvez passe despercebido, porque está instalado no telhado da Câmara, mas representa um legado de sustentabilidade e responsabilidade que vai muito além do nosso tempo aqui”, disse.
Sobre a implantação
A Casa Legislativa funciona, desde 28 de setembro de 2022, com energia 100% solar, tornando-se uma das poucas instituições públicas no país a operar integralmente com fonte limpa e renovável.
Além do investimento em sustentabilidade, a CMM possui certificações internacionais de qualidade, como a ISO 9001, voltada à eficiência de processos, e a ISO 14001, que trata da gestão ambiental. O presidente aproveitou o pronunciamento para agradecer aos colegas vereadores pela confiança em sua segunda presidência.
“Nós, vereadores, somos transitórios. Mas o poder legislativo é perene, pertence aos cidadãos de Manaus. Por isso, trabalharemos sempre em prol do bem comum, da valorização dos funcionários e do fortalecimento do Parlamento”, concluiu.
Texto: Eliana Nascimento/Dicom