Há 40 minutos
A iniciativa está inserida no eixo de capacitação dos servidores
Foto: Victor Levy/SSP-AM.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) realizaram, na segunda-feira (26/05), a aula inaugural do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos. O curso está sendo realizado com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM), a partir de repasses do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A solenidade foi realizada no auditório da Reitoria, no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que a iniciativa impulsiona a qualificação dos servidores e segue as diretrizes do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima, a partir do eixo de valorização do profissional do Sistema de Segurança Pública.
“Graças à parceria com a UEA, estamos propiciando a realização de diversas pós-graduações e, agora, a realização do nosso mestrado profissional, que se inicia com 20 profissionais do sistema de segurança, e nos anos vindouros teremos outras turmas já garantidas, ou seja, essa união com a universidade é importante para estabelecer uma metodologia e garantir que para o futuro esse entendimento. E esses cursos continuarão de modo a ter frutos importantes para a sociedade amazonense”, disse o secretário.
Foto: Victor Levy/SSP-AM.
São 20 vagas distribuídas entre a SSP-AM, Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PMAM) e o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC). Todos os alunos aprovados para o mestrado foram submetidos a um processo seletivo.
“Eu tenho certeza que esse tipo de cooperação engrandece não só a segurança pública, mas também a universidade. As coisas acontecem no Estado de maneira colaborativa e, quando tudo converge para que nós tenhamos esse tipo de parceria, significa dizer que os resultados tendem a ser os mais satisfatórios possíveis. Trabalhar com desenvolvimento intelectual e capacitação dos servidores é algo que, sem dúvidas, vai se reverter em benefícios para a sociedade e com a construção de políticas públicas mais eficazes, por meio da segurança pública”, explicou o reitor da UEA, André Zogahib.
Foto: Victor Levy/SSP-AM.
Investimentos
Os investimentos foram orçados em R$ 1 milhão. O valor é oriundo de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, repassados ao Fundo Estadual de Segurança Pública, nas chamadas transferências fundo-a-fundo, no eixo de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública.
As ações visam a capacitação de servidores públicos do Sistema de Segurança Pública, que desenvolvem atividades de gestão, pois na rotina dos gestores surge o desafio de estar atento às modernas técnicas de Gestão e Administração para gerir com eficiência e eficácia.