Tecnologia na CNH Social já está transformando a vida de cidadãos no Amazonas. Com a nova etapa do programa, 10 mil candidatos foram selecionados para receber a primeira habilitação gratuita, uma iniciativa do Governo do Amazonas que visa beneficiar pessoas de baixa renda. Este projeto, gerenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), conta com a colaboração tecnológica da Prodam, que oferece infraestrutura digital para o sucesso da ação.
A lista dos selecionados já está disponível e PODE ser consultada diretamente no site do Detran Cidadão. Dentre os 10 mil contemplados, 3 mil são da capital e 7 mil vêm de municípios do interior. Os selecionados têm até o dia 29 de setembro para realizar o agendamento e apresentar a documentação exigida nos postos de atendimento do Detran-AM, tanto na capital quanto nas regiões rurais.
Este projeto faz parte do programa Detran Cidadão, que foi lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, e na primeira fase já beneficiou 40 mil pessoas. A meta do atual ciclo é expandir esse número para 80 mil cidadãos em todo o estado, demonstrando o compromisso do governo com a inclusão social.
A tecnologia utilizada na CNH Social se destaca pela sua capacidade de realizar a seleção automatizada dos candidatos. O sistema desenvolvido pela Prodam combina dados do cadastro único (CadÚnico) com critérios definidos pelo Governo do Estado. Essa abordagem proporciona um processo justo e eficaz, garantindo que as melhores opções sejam oferecidas aos que realmente precisam.
“Estamos utilizando inteligência de dados para garantir uma distribuição equilibrada das vagas de acordo com a demanda e características do serviço”, explica Alan Laranjeira, gerente de Sistemas da Prodam. Ele destaca que a Prodam leva em consideração tanto o tipo de serviço quanto as disponibilidades de atendimento por localidade, permitindo que a convocação respeite a diversidade da população e a capacidade dos órgãos de atendimento.
David Fernandes, diretor-presidente do Detran Amazonas, também manifesta satisfação com os resultados. Ele acredita que a parceria entre a Prodam e o Detran-AM está ajudando a mudar vidas, ressaltando a importância da adesão da população aos projetos de Cidadania. “A tecnologia da Prodam e os esforços do Detran-AM têm produzido resultados significativos e estamos sempre em busca de evoluir. Em breve, teremos mais novidades!”, convida Fernandes.
A tecnologia na CNH Social também otimiza o agendamento, que é realizado de forma prática. Em Manaus, isso ocorre pelos sistemas dos pontos físicos do Detran-AM, enquanto nos municípios do interior o processo é gerenciado nos polos regionais, garantindo que todos tenham acesso à habilitação.
Em resumo, a Tecnologia na CNH Social não apenas oferece a chance de uma habilitação gratuita, mas também moderniza o processo de seleção e agendamento, tornando-o mais acessível e eficaz. Isso é um exemplo claro do uso da tecnologia em prol da inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população.
Assuntos nesse artigo: #tecnologia, #cnhsocial, #detranam, #prodam, #inclusaosocial, #habilitacao, #agendamentoonline, #cadastro, #governodam, #Cidadania, #amazonas, #inteligenciadedados, #servicospublicos, #justica, #convocacao, #novidades, #desenvolvimentotecnologico, #programasdeinclusao, #atendimentopublico, #mauas