Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Tecnologia reforça a capacidade de atendimento no Hospital Francisca Mendes
Amazonas

Tecnologia reforça a capacidade de atendimento no Hospital Francisca Mendes

25 de fevereiro de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 44 minutos

Novos equipamentos permitem diagnósticos e procedimentos com maior precisão e reduz o tempo de espera dos pacientes

FOTOS: Antônio Lima/ SecomAgilidade e precisão nos diagnósticos. É assim que os pacientes da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), referência em alta complexidade no Amazonas, descrevem os avanços proporcionados pela modernização da estrutura hospitalar. A chegada de novos equipamentos, incluindo um de ressonância magnética cardíaca e um de hemodinâmica, fortalece a capacidade de atendimento da unidade, garantindo diagnósticos mais precisos e tratamentos ainda mais eficazes.

Os novos equipamentos trabalham com imagens em alta definição, permitindo a realização de diagnósticos e procedimentos com maior precisão, reduzindo o tempo de espera de pacientes. O aparelho de ressonância magnética é o primeiro da REDE pública do Amazonas, permitindo avaliações detalhadas da estrutura e funcionamento do coração de forma segura, indolor e não invasiva. A estimativa inicial é realizar 150 procedimentos por mês.

O equipamento de hemodinâmica também atende, além da cardiologia, as especialidades de neurologia vascular, cirurgia cardíaca, arritmologia e marca-passo. De acordo com a coordenadora da Hemodinâmica, enfermeira Diana Xavier, o Estado aumentou o atendimento aos pacientes que estavam aguardando no ambulatório com uma fila reprimida.

“Conseguimos ampliar o oferecimento de exames na área da neurologia, além da cardiologia, que foi a especialidade com maior número de atendimentos, tanto para pacientes de ambulatório quanto de pronto-socorro”, informou a coordenadora.

FOTO: Antônio Lima/ SECOM

“Para nós, isso é um alívio, pois muitos pacientes buscavam o serviço e, em alguns casos, não conseguíamos atendê-los no tempo adequado. Hoje, conseguimos acolher esses pacientes, agendar os exames com mais agilidade e oferecer uma resposta mais rápida às suas necessidades”, ressaltou Diana Xavier.

Os dois equipamentos de hemodinâmica em atividade no hospital realizavam uma média de 4,5 mil exames por ano e, com o terceiro aparelho, deve aumentar em 26% a quantidade de atendimentos. Com os dois primeiros aparelhos de hemodinâmica e dois tomógrafos em operação, o hospital conseguiu, em 2024, zerar a fila ambulatorial de angioplastia e cateterismo, com a realização de 2.822 procedimentos do tipo.

FOTOS: Antônio Lima/ SecomQualidade no atendimento

O paciente José Rionaldo, de 57 anos, que passou pelo procedimento de angiografia cerebral, destacou a qualidade do atendimento e a importância dos novos equipamentos disponibilizados pelo estado.

“Sempre fui bem atendido pelo SUS. Desde os primeiros momentos no João Lúcio até chegar aqui ao Francisca Mendes, não me faltou nada. O exame de angiografia é caro e eu consegui fazer pelo SUS. Depois, precisei de um procedimento para fibrilação, que também foi garantido. Esses novos equipamentos são de primeiro mundo, não deixam a desejar para nenhum hospital particular”, destacou o paciente.

Segundo José, a estrutura de ponta tem sido fundamental para pacientes de diversas regiões do estado. “Tem gente de outros municípios que depende exclusivamente desse equipamento e dessa equipe. O Governo do Estado está salvando vidas”, enfatizou o paciente.

FOTO: Antônio Lima/ SECOM

Com o NOVO equipamento de ressonância magnética, o Francisca Mendes e o Delphina Aziz passam a oferecer, juntos, 150 exames por semana, dando suporte à REDE de urgência e emergência nos prontos-socorros João Lúcio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

O Governo do Amazonas também está avançando nas as obras de revitalização no Hospital Francisca Mendes, por meio da pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) para a entrega de novos serviços e ampliação de 57 leitos. Com o aumento, a unidade contará com 204 leitos na unidade, um aumento de 38% na capacidade instalada que, atualmente, conta com 147, entre leitos clínicos e de UTI.

Tags:capamanchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Sefaz divulga vencedores da Nota Fiscal Amazonense com prêmios de até R$ 30 mil

Por administrador
Amazonas

FCecon destaca a relevância das mulheres e meninas na pesquisa em oncologia

Por administrador
Amazonas

Inscrições abertas para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por administrador
Amazonas

Cosama celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e destaca protagonismo feminino no saneamento do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Sepet realiza agendamento do Castramóvel para o Governo Presente no Tarumã

Por administrador
Amazonas

Forças de Segurança realizam a prisão de cerca de 40 pessoas e apreensão de adolescentes por apologia ao crime durante queima de fogos

Por administrador
Amazonas

Polícia Civil alerta sobre sinais e medidas preventivas contra o bullying nos ambientes escolares e digitais

Por administrador
Amazonas

FUnATI destaca protagonismo feminino no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Por administrador
Amazonas

SES-AM apresenta ao TCE o novo Hospital do Sangue e a programação prevista para início de funcionamento

Por administrador
Amazonas

Operação Águia reforça policiamento em bairros estratégicos de Manaus e Região Metropolitana

Por administrador
Amazonas

Governador Wilson Lima destaca bioeconomia, empreendedorismo e geração de renda durante inauguração de Centro de Distribuição da Natura em Manaus

Por administrador
Amazonas

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?