A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada nesta quarta-feira (15 de outubro), homenageou dez mulheres que venceram o tratamento oncológico. A ação integrou as atividades da campanha ‘Outubro Rosa’ e destacou os relatos de superação das homenageadas, bem como o impacto positivo que elas exercem em suas comunidades, por meio da ‘REDE de Apoio Gloriosas’.
O grupo é formado por mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer e que auxiliam outras mulheres no processo de recomeço, representando a valorização da força e resiliência feminina.
A iniciativa partiu de Tatiana Moreira, que fundou o grupo após o diagnóstico de sua mãe, chamada Glória, e, atualmente, tem ajudado centenas de mulheres.
“Tudo iniciou com um questionamento que minha mãe me fez: ‘Como vamos recomeçar?’ Hoje, atendemos mulheres que passaram pelo tratamento oncológico e gostariam de reiniciar a vida. É uma honra representar diversas mulheres que passaram por isso aqui, na Casa do Povo”, declara Tatiana.
Stéfanie Cabral foi uma das homenageadas. Seu primeiro contato com a REDE foi durante sua queda capilar. Por isso, ela se emociona ao contar sobre esse encontro e afirma que, acima de tudo, se sente realizada em poder ser uma fonte de apoio atualmente, mesmo ainda estando em processo de cura.
“Teve uma ação reunindo servidoras públicas que estavam passando por esse processo, e, nesse evento, eu ganhei o lenço das Gloriosas. Isso mudou a minha vida, porque fazia 15 dias que meu cabelo tinha começado a cair, e aquilo foi um acalento para o meu coração. Atualmente, ainda estou em tratamento, e me fortaleço junto com as outras mulheres. É gratificante demais”, revela Stéfanie.
Durante a homenagem, o vereador Kennedy Marques (MDB) ressaltou a importância de iniciativas como essa para o encorajamento da realização de exames.
“Muitas mulheres sentem medo de realizar seus exames, e elas devem ser incentivadas. Por isso, é importante a existência de uma instituição como essa, para abraçar essas mulheres e para que elas se sintam protegidas ao se submeterem a tratamentos e exames com antecedência, evitando o pior”, disse.
Wanderluce Gomes foi uma das mulheres que, por meio dos exames, conseguiu alcançar o tratamento precoce e a cura, e incentiva outras mulheres a sempre realizarem o autocuidado.
“O que eu deixo de recado para todas as mulheres é que busquem ressignificar suas vidas. Pare um pouco e olhe para você, se cuide e não deixe sua saúde para depois, porque ninguém PODE fazer isso por você”, recomenda Wanderluce.
Exposição de fotos
Além das homenagens no plenário Adriano Jorge, a Casa Legislativa está com uma exposição de fotos dessas mulheres para ampliar o debate sobre saúde feminina, autoestima e esperança. A mostra permanecerá no hall principal da CMM até quinta-feira (16 de outubro).
Texto: Letícia Victória/Dicom