Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > UGPE avança no processo de regularização de imóveis dos parques residenciais antigos do Prosamin+
Amazonas

UGPE avança no processo de regularização de imóveis dos parques residenciais antigos do Prosamin+

25 de setembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Ação foi realizada no habitacional Mestre Chico, na zona sul, onde 180 famílias serão beneficiadas com o título definitivo

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), avança no processo de regularização dos imóveis dos parques residenciais construídos nas primeiras fases do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

Os habitacionais foram entregues em gestões passadas, sem que os moradores recebessem os títulos definitivos dos imóveis. Na atual fase do programa, os apartamentos já são entregues aos beneficiários com o documento.

O processo já foi concluído nos parques residenciais São Raimundo e Gilberto Mestrinho, com os títulos já entregues às famílias.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A atividade de sensibilização e atualização cadastral foi realizada, desta vez, no Residencial Mestre Chico II, onde 180 famílias serão beneficiadas com a entrega do título definitivo de propriedade. O trabalho teve início na quarta-feira (24/09) e seguiu até esta quinta-feira (25/09).

Durante esse período, um grupo de assistentes sociais da UGPE coletou, junto aos moradores, dados pessoais, atualizando a situação socioeconômica das famílias e repassando as informações necessárias para o processo de regularização, que será feito pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a regularização fundiária é uma determinação do governador Wilson Lima, com o objetivo de corrigir uma distorção deixada por gestões anteriores, que entregaram os apartamentos sem garantir o título de propriedade aos beneficiários.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

“São unidades habitacionais cujas famílias ainda não possuem o título definitivo de seus imóveis. Por isso, o governador nos confiou essa missão e, desde o início da atual gestão, temos trabalhado para concluir esse processo de regularização”, afirmou Campêlo.

O secretário destacou ainda que, nos Parques Residenciais Rodrigo Otávio e Maués, do Prosamin+, os imóveis já foram entregues com o título definitivo, e, atualmente, já está sendo trabalhada a formalização de condomínio para que os moradores possam registrar o documento junto ao cartório.

A moradora do Residencial Mestre Chico II, Bianca Mendonça, de 30 anos, contou que o documento é uma conquista muito importante. “Estava aguardando há muito tempo e vai ser muito útil pra nós. É uma sensação boa, de alívio. Agora a gente PODE dizer que é nosso de verdade”, disse.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, explica que as ações de sensibilização relacionadas à regularização fundiária são a porta de entrada para atualizar o status de ocupação das unidades habitacionais. Esse processo permite identificar o nível de mudança nas moradias e se as famílias realizaram algum tipo de modificação nos imóveis.

“Esses dados que coletamos vão subsidiar a Suhab nesta etapa de formalização do processo administrativo para a emissão do título definitivo. Essas ações também integram o processo de mobilização para a constituição do condomínio, já que, a partir do momento em que a família recebe o título definitivo, somente com a criação do condomínio é possível registrar o imóvel em cartório”, explicou.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Surto de Oropouche na Amazônica Ocidental foi causado pelo inseto maruim

Por administrador
Amazonas

Afeam amplia investimento no agronegócio em 2025 com crescimento de 13% e supera 2024

Por administrador
Amazonas

Com a chuva, o cuidado aumenta: FVS-RCP orienta sobre vírus respiratórios e arboviroses

Por administrador
Amazonas

Operação Tamoiotatá 2025: Ipaam aplica R$ 144,7 milhões em multas por crimes ambientais no sul do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pelci se destaca como política pública pioneira no Brasil ao oferecer aulas gratuitas de kart para crianças e adolescentes

Por administrador
Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas resgata história do ensino de música em Manaus

Por administrador
Amazonas

Afeam investe mais de R$ 185 milhões no comércio amazonense

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, Governo do Amazonas destina 9 toneladas de alimentos e 100 kits bebê

Por administrador
Amazonas

Detran-AM entrega, pela primeira vez, 12 kits de segurança a motofretistas de Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas formaliza intenção de cooperação para implantação do Pelci em Rio Preto da Eva

Por administrador
Amazonas

Em Rio Preto da Eva, governador Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e novos equipamentos para o setor primário

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?