Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana
Amazonas

UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana

17 de junho de 2025
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Há 22 minutos

PlaNAU vai apoiar estados e municípios na implementação de ações efetivas nessa área, nas cidades

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), participou, nesta terça-feira (17/06), da oficina regional do processo de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). O evento foi realizado no Auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na zona sul de Manaus.

O PlaNAU está sendo elaborado com a colaboração de diversos setores da sociedade, por meio de oficinas regionais presenciais e espaços de participação on-line. O objetivo do plano é oferecer diretrizes técnicas e estratégicas que apoiem estados e municípios na implementação de ações efetivas de arborização urbana. O Plano busca promover benefícios ambientais, sociais, econômicos e climáticos de maneira integrada e equitativa.

A gestora ambiental da Subcoordenadoria de Projetos Ambientais da UGPE, Rebeca Louise, falou sobre a importância da participação no evento e destacou o programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), como uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a arborização urbana.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

Com uma iniciativa inovadora de reflorestamento, o Prosamin+, executado pela UGPE, prevê o plantio de mais de 49 mil mudas em áreas urbanas degradadas. Os primeiros plantios foram feitos em janeiro deste ano, na Comunidade Manaus 2000, com a introdução de 200 seringueiras jovens. Além disso, 17 mil mudas serão destinadas ao paisagismo das áreas de intervenção do programa.

“Durante a oficina regional, discutimos de forma técnica o planejamento e a ampliação da zona verde da cidade. O Prosamin+ tem participação ativa nesse processo, por meio de políticas públicas evidenciadas no projeto de reflorestamento, que prevê o plantio de 49 mil mudas para a recuperação de áreas urbanas degradadas”, explicou a gestora ambiental.

A construção do plano é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei). A iniciativa conta, ainda, com o apoio de universidades, conselhos profissionais, entidades ambientalistas e governos locais. Entre os temas debatidos nas oficinas estão o escopo do plano, metas e indicadores, governança, estratégias de financiamento e ações para a expansão da arborização nas cidades.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

As oficinas presenciais estão sendo realizadas nas cinco regiões do país. E a participação on-line está disponível pela plataforma ReDUS (redus.org.br/planau), onde é possível enviar contribuições, acessar materiais técnicos e acompanhar o cronograma. A consulta pública do plano será aberta em agosto de 2025, por meio do portal Participa + Brasil.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou do evento e apontou que o momento é estratégico para o avanço da arborização urbana, diante dos desafios enfrentados por Manaus e outras capitais brasileiras.

“Precisamos democratizar o acesso a espaços arborizados, especialmente diante das mudanças climáticas. As ilhas de calor estão cada vez mais presentes nas cidades. Com o PlaNAU, buscamos reverter esse cenário e proporcionar mais qualidade de vida à população”, destacou.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

Projeto de Reflorestamento do Prosamin+

O projeto de reflorestamento do Prosamin+ prevê o plantio de mais de 49 mil mudas em áreas urbanas degradadas. Os primeiros plantios foram feitos em janeiro deste ano, na Comunidade Manaus 2000, com a introdução de 200 seringueiras jovens. Além disso, 17 mil mudas serão destinadas ao paisagismo das áreas de intervenção do programa.

De acordo com Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb e da UGPE, o Prosamin+ promove múltiplos benefícios e está alinhado às políticas sustentáveis em escala internacional.

“O reflorestamento contribui para a melhoria do microclima local, oferecendo mais conforto térmico. Além disso, reduz a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, colaborando diretamente com o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou.

Para viabilizar o projeto, foi criado o Escritório Local (ELO) Verde, um viveiro de mudas exclusivo do programa, localizado na Comunidade da Sharp, uma iniciativa inédita em obras públicas no estado. No local, são cultivadas mais de 30 espécies nativas, com mais de 15 mil mudas já produzidas para abastecer as ações de reflorestamento.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?