Há 33 minutos
Estado assegurou regularização fundiária a mais de 600 famílias da comunidade Mundo NOVO, zona norte da capital
FOTOS: Alex Pazuello e Arthur Castro/SecomMais de 600 moradores da comunidade Mundo NOVO, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, comemoraram nesta quarta-feira (27/08), a garantia de direitos, por meio da regularização fundiária assegurada pelo Governo do Amazonas. Os comunitários foram beneficiados com a entrega dos títulos definitivos de propriedade e destacaram a importância da documentação. A entrega foi realizada pelo governador Wilson Lima.
Para a cabeleireira, Leonice Carvalho, a documentação viabiliza soluções para melhorias nos imóveis, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos proprietários e suas famílias. “Ficamos muito felizes por esse título definitivo, que vai trazer grandes benefícios para nossas vidas. Só temos a agradecer a todos que estão nos proporcionando viver esse momento feliz que tanto esperávamos.”, destacou.
FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
A entrega dos títulos definitivos foi efetuada pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) e faz parte da programação da Semana Nacional do Solo Seguro – Favela, evento promovido pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) e que segue até sexta-feira (29/08), em todo o país.
Quem também está entre as mais de 600 pessoas contempladas com os títulos definitivos, é a artesã Lilian Oliveira. Ela agradeceu pelo direito assegurado e garantiu que a entrega da documentação é a realização do sonho de toda comunidade Mundo NOVO.
FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
“Eu estou muito feliz por estar recebendo o documento definitivo da minha casa, do meu terreno. Sou grata ao nosso governador Wilson Lima por realizar não só o meu sonho, mas de um coletivo todo aqui da comunidade Mundo NOVO. Da inscrição para cá, não demorou muito tempo, foi um sonho em curto prazo”, declarou.
A titular da Sect, Renata Queiroz, destacou o papel fundamental da regularização fundiária para garantir aos cidadãos acesso a financiamentos e políticas públicas, além de segurança jurídica para deixar o imóvel como herança. “Essa é uma comunidade que estava esperando essa oportunidade, por ter o seu documento de propriedade devidamente registrado no cartório, dando a segurança jurídica e a legalidade necessárias para que eles possam fazer tudo que tem direito com o seu imóvel, tornar esse imóvel produtivo e seguro”, assinalou.
FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
regularização fundiária
As ações de regularização fundiária executadas pela Sect fazem parte do Amazonas Meu Lar, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e desenvolvido pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), além da Sect.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já contemplou mais de 20 mil famílias com títulos definitivos de propriedade. As ações reforçam o compromisso do Estado com a habitação popular, promovendo dignidade, valorização patrimonial e estabilidade jurídica para as famílias beneficiadas.
“É um compromisso do governador Wilson Lima para que levemos dignidade e Cidadania para essas pessoas que estão em busca do seu tão sonhado título definitivo, com a devida legalidade, com o registro no cartório dando segurança de fato e de direito para cada família que está recebendo”, concluiu a secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz.