A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 26/11, a oficina de “Matriz FMEA e Auto de Infração”, realizada no auditório da Casa Militar, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus. O evento, voltado para servidores, foi uma iniciativa do Núcleo de Gestão de Qualidade da Visa Manaus.
De acordo com o assessor José Adamor Uchôa, que representou a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, no evento, a Matriz FMEA, sigla para Análise de Modos e Efeitos de Falha, é uma ferramenta de gestão que permite identificar e hierarquizar os problemas nos processos de trabalho, construindo estratégias para preveni-los ou mitigá-los.
“Como parte dos nossos esforços para alcançarmos a excelência nos serviços prestados à população, o núcleo programou esta oficina para familiarizar os servidores com a Matriz FMEA, um recurso que deverá ser incorporado às rotinas de trabalho da Vigilância”, explica Uchôa.
A chefe do Núcleo de Gestão da Qualidade, Ramona Queiroz, explica que a programação inicial da oficina foi ampliada para incluir uma discussão sobre o modelo atual do Auto de Infração Sanitária (AIS), documento em que os fiscais registram as irregularidades encontradas durante as ações de fiscalização e que fundamenta o processo administrativo Sanitário (PAS). Ela destaca que o PAS foi escolhido como o primeiro instrumento da Visa Manaus a ser reformulado de acordo com os princípios da Gestão da Qualidade.
Ramona Queiroz explica que a Gestão da Qualidade considera as melhorias em uma instituição como um processo contínuo, construído coletivamente. “Para que tenhamos um PAS aperfeiçoado, que atenda melhor tanto as necessidades do público regulado quanto a nossa própria eficiência administrativa, precisamos revisar e aperfeiçoar todos os seus documentos essenciais, daí aproveitamos a oportunidade de hoje para promover essa discussão”, esclarece.
Foram realizadas duas dinâmicas na oficina: uma de perfil comportamental, e a outra sobre a aplicação da Matriz FMEA ao Auto de infração. A de perfil comportamental teve o objetivo de estimular o autoconhecimento de cada servidor, identificando seu perfil profissional e seu método de trabalho e auxiliando na mitigação dos conflitos de comunicação e relacionamento.
Já a dinâmica de aplicação da FMEA buscou harmonizar a redação e promover melhorias no Auto de Infração, a partir da experiência e do conhecimento dos servidores. “Autos de Infração padronizados permitem maior clareza para o regulado, menos processos jurídicos e processos administrativos com vícios processuais, melhorando a eficiência do órgão”, destaca Ramona.
Serviço
A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
— — —
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa

