Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Vivência Arte na Mata fortalece cadeias da economia criativa na Flona do Purus em atividades de campo
Governo do Amazonas

Vivência Arte na Mata fortalece cadeias da economia criativa na Flona do Purus em atividades de campo

25 de novembro de 2025
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar
Vivência Arte na Mata promove formação prática sobre identificação, coleta e uso de sementes na Floresta Nacional do Purus.

O projeto Vivência Arte na Mata, parte do Projeto Uxirana: artesanato caboclo, levou duas etapas práticas de campo à Floresta Nacional (FloNA) do Purus, reunindo mestres artesãos, comunidade local e pesquisadores. A iniciativa é contemplada pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, e do fundo estadual de Cultura.

Metodologia e foco das atividades

Idealizado pela mestre artesã Arlete Maciel, o projeto tem como eixo o estudo do processo tradicional de identificação, coleta, higienização e armazenamento das sementes utilizadas nas peças produzidas na escola de Arte e Saberes Florestais Jardim da Natureza, na comunidade Vila Céu do Mapiá. Nesta fase, as vivências focaram nas sementes da Uxirana (Vantanea parviflora) e do Marajá-Mirim (Bactris maraja).

Segundo Arlete, “As aulas começam pela teoria, nos livros, e seguem para a vivência prática para conhecerem o habitat, a fenologia e a estrutura morfológica das plantas”. “Quando começamos a trabalhar com a semente no artesanato, os alunos já estão conectados com toda a caracterização da paisagem”.

Conexão entre saberes e formação comunitária

Para a produtora executiva Bianca Squarisi, as vivências criam uma ponte entre oficineiros e mateiros da comunidade. “Essa parceria é essencial para o artesanato. É lá, na floresta, que todos aprendem a pensar sustentabilidade e a respeitar o ambiente”, afirma. As atividades reúnem alunos, mestres da cultura popular e visitantes inscritos.

As trilhas interpretativas contaram com a participação de especialistas, como o engenheiro florestal João Coutinho, diretor do manejo comunitário da FloNA do Purus. Ele observa que o espaço funciona como um “laboratório vivo”, agora reconhecido como escola Livre do Ministério da Cultura. “O importante das vivências é o somatório de conhecimento. Os jovens observam as espécies em seus habitats, entendem a associação entre plantas e identificam as relações ecológicas que favorecem o manejo responsável”, explica Coutinho.

“As peças produzidas revelam o valor da floresta em pé. O projeto Uxirana não fala só de artesanato, mas de preservação e das cadeias que mantêm a biodiversidade”, complementa.

Registro da fauna e levantamento científico

Durante uma das atividades, a equipe registrou pela primeira vez o pássaro Mãe-de-Lua (Urutal-ferrugem) na área do roçado geral da comunidade. O avistamento foi feito por Mariana Arruda, aluna do projeto e pesquisadora integrante do manejo florestal Comunitário da Vila Céu do Mapiá desde 2019.

Mariana participa do inventário da avifauna local, que já identificou 356 espécies de aves na Floresta Nacional do Purus. O trabalho resultou no livro “Passarinho Verde: aves da FLONA do Purus”, publicado com apoio do ICMBio e da Cooperar, e disponibilizado no SISBIO e na plataforma WikiAves.

educação ambiental, turismo e economia local

As vivências integram um projeto piloto da escola de Arte e Saberes Florestais voltado a formações profissionalizantes baseadas nas vocações locais. O objetivo é fortalecer o monitoramento ambiental participativo, estimular a educação ecológica e fomentar o turismo de observação de aves, em consonância com o Plano de Manejo da FloNA do Purus.

Combinando ciência, saber tradicional e prática sustentável, o Projeto Uxirana reforça o protagonismo comunitário e o papel das populações amazônicas na preservação da floresta e no desenvolvimento de cadeias produtivas responsáveis.

Assuntos nesse artigo:

#vivenciaartenamata, #projetouxirana, #flonadopurus, #uxirana, #vantaneaparviflora, #marajamirim, #bactrismaraja, #arletemaciel, #escolajardimdanatureza, #vilaceudomapia, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #governodoamazonas, #fundoestadualdecultura, #aldirblanc, #joaocoutinho, #manejocomunitario, #inventariodeavifauna, #passarinhverde, #sisbio, #wikiaves

Tags:capa
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas detalha obras no Amazonas e investimentos em infraestrutura, saneamento e habitação

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta balanço e destaca Opera+ Amazonas e cirurgias no interior durante abertura da Aleam

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual amplia acesso a renda e alimentação no Amazonas e reduz insegurança alimentar em programas sociais

Por administrador
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta prestação de contas com avanços na saúde segurança educação e economia durante abertura legislativa

Por administrador
Governo do Amazonas

Paciente sem documentos internado em estado gravíssimo no HPS Dr. João Lúcio precisa ser identificado por tatuagens

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas recebe Embaixada da Irlanda em Manaus para discutir parcerias e redução do desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil pede ajuda para identificar suspeitos do roubo a loja de cosméticos no São José Operário

Por administrador
Governo do Amazonas

Primeiro navio da temporada de cruzeiros 2026 chega a Manaus e movimenta economia do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe financiamento para pesquisa sobre tuberculose em comunidades indígenas urbanas de Manaus pelos próximos dois anos

Por administrador
Governo do Amazonas

Apreensão de drogas no Amazonas soma 211 quilos em operação que prendeu quatro suspeitos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?