O Amazonas retirou, entre janeiro e dezembro de 2025, das mãos de criminosos 46,6 toneladas de drogas, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O total supera em três toneladas o montante apreendido em 2024, que havia sido de 43,2 mil quilos.
Detalhes do resultado
Do total apreendido em 2025, 37.064 referem-se a maconha e 9.524 a cocaína. O quantitativo corresponde a um dano estimado em mais de R$ 946 milhões ao crime. Segundo a SSP-AM, o número também representa um crescimento de 607% em relação a 2019, quando o estado apreendeu 6,5 toneladas.
Uma das operações de maior destaque ocorreu em junho, pela Companhia de Operações Especiais (COE) da polícia Militar, quando foram apreendidas 6,5 toneladas em único episódio. Na ação também foram recolhidos armamentos de grosso calibre e uma embarcação com cinco motores de 300 HP.
Atribuição de resultado e investimentos
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, afirmou que os resultados refletem o trabalho das forças policiais e os investimentos do governo estadual. Segundo ele, a aquisição de lanchas blindadas, armamentos mais pesados, mais de 800 viaturas e a expansão de bases fluviais foram fundamentais para o aumento das apreensões.
“Não Podemos deixar de lembrar que todos esses investimentos somados ao treinamento, inteligência e eficiência dos nossos policiais tanto da polícia Militar quanto da polícia Civil, foram primordiais para alcançarmos esse resultado. Temos aqui uma polícia muito bem equipada e preparada, e é por isso que estamos superando nossos próprios números e temos certeza que vamos trabalhar para melhorar ainda mais esses índices”, destacou Vinícius Almeida.
O governo informou que, a partir de 2019, as forças policiais passaram a operar com lanchas blindadas equipadas com tecnologia de ponta e que, a partir de 2020, foi instalada a primeira Base Fluvial Arpão. Atualmente, o estado opera com cinco unidades fluviais, que têm reforçado o patrulhamento nos rios e as abordagens a embarcações.
“Tivemos, ainda, o chamamento de novos policiais, a chegada de mais tecnologia, como a do Sistema Paredão, fortalecemos as nossas polícias e os nossos policiais. Sabemos que ainda precisamos avançar ainda mais porque queremos resultados ainda maiores para que a nossa população se sinta cada vez mais tranquila”, afirmou o secretário.
Comparação regional
De acordo com a SSP-AM, o resultado coloca o Amazonas como o estado que mais apreendeu drogas em volume na região Norte em 2025.
Assuntos nesse artigo:
#amazonas, #apreensaodeentorpecentes, #drogas, #apreensao, #maconha, #cocaina, #sspam, #viniciusalmeida, #forcasdeseguranca, #policiamilitar, #policiacivil, #lanchasblindadas, #basefluvialarpao, #patrulhamento, #narcotrafico, #investimentos, #armamentos, #viaturas, #janeiro, #dezembro

