Atendimento nas 25 unidades de urgência na cidade e o posto médico no Sambódromo integram a estratégia montada pelo Governo do Amazonas

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM
A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) estará com as 25 unidades de urgência e emergência em pleno funcionamento, 24 horas por dia, durante o Carnaval na Floresta 2026. São três prontos-socorros adultos e três infantis, nove Serviços de pronto atendimento (SPAs), duas Unidades de pronto atendimento (UPAs), sete maternidades e o centro de saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
A SES-AM também reforça a disponibilização de atendimento com clínico geral 24 horas, por meio do aplicativo saúde AM Digital. Com isso, nos casos de urgência básica, a pessoa PODE ser atendida por um médico, da própria casa, sem precisar procurar uma UPA ou um SPA.
Durante os eventos realizados no Sambódromo, a SES-AM manterá um posto de atendimento médico para garantir assistência ao público. A estrutura funcionará durante os desfiles das escolas de Samba do Grupo Especial e dos Grupos de Acesso A e B, a partir desta quinta-feira (12/02), seguindo até domingo (15/02), quando acontecerá o Bloco das Piranhas.
O atendimento também será mantido na terça-feira (17/02), durante o desfile do bloco Galo de Manaus, reforçando a estratégia de suporte à população ao longo de toda a programação carnavalesca.

Fotos: Evandro Seixas / SES-AM
O posto contará com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, preparada para atendimento de intercorrências e, se necessário, encaminhamento à REDE de urgência e emergência.
A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, destaca que o planejamento envolve toda a REDE estadual e integração com os municípios do interior. “Além das 25 unidades de urgência e emergência em funcionamento, atuamos de forma integrada com as secretarias municipais do interior, monitorando possíveis agravos e garantindo suporte de maior complexidade. Dispomos de UTI aérea 24 horas para remoções, equipe médica permanente no serviço de regulação e reforço nos locais de festividade, como o Sambódromo. Também destacamos o saúde AM Digital, que amplia o acesso e evita deslocamentos desnecessários, tornando o atendimento mais ágil e eficiente”, afirmou a secretária.
FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) vai intensificar as ações durante o período carnavalesco. As atividades incluem controle vetorial nos galpões, mobilização social e ações educativas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientações para a redução de acidentes de trânsito e da violência, vigilância da saúde do trabalhador, vigilância sanitária e monitoramento contínuo de eventos de saúde relacionados às festividades.
Fundação Hemoam
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) inicia a semana com uma programação especial para reforçar o estoque de sangue durante o período carnavalesco, tradicionalmente marcado pelo aumento da demanda transfusional.
A agenda inclui o tradicional desfile do Bloco do Vampirão e ações de mobilização e coletas estratégicas com grupos parceiros. Durante o carnaval, a coleta de sangue funcionará em regime especial, com atendimento normal até a segunda-feira, fechando apenas na terça-feira (17) e retomando as atividades na quarta-feira (18), a partir das 13h.
A Fundação Hemoam reforça a importância da doação voluntária de sangue para garantir a manutenção dos estoques e o atendimento aos pacientes da REDE pública de saúde no Amazonas durante o período carnavalesco.
Fundação Alfredo da Matta
A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realiza, na sexta-feira (13/02), ações de conscientização e prevenção às ISTs e ao HIV. A unidade fará uma “blitz” em frente à Fundação, na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul, com distribuição de preservativos e materiais educativos sobre saúde sexual. A ação, que ocorrerá das 9h às 11h, será embalada por marchinhas de Carnaval, ao som da Banda da polícia Militar do Amazonas (PMAM).

