Estrutura montada conta com equipe multiprofissional e reforça a estratégia de suporte à população ao longo de toda a programação bovina


A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) estará com um posto médico para garantir assistência ao público durante o Carnaboi 2026, que acontece nesta sexta-feira e sábado (20 e 21/02), no sambódromo de Manaus. A estrutura contará com equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, preparada para atender intercorrências e, se necessário, realizar o encaminhamento à REDE de urgência e emergência.
Além da estrutura montada no Sambódromo, a SES-AM mantém todas as 25 unidades de urgência e emergência da capital em plantão 24 horas. A REDE é composta por três prontos-socorros adultos e três infantis, nove Serviços de pronto atendimento (SPAs), duas Unidades de pronto atendimento (UPAs), sete maternidades e o centro de saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
A SES-AM também reforça a disponibilização de atendimento com clínico geral 24 horas, por meio do aplicativo saúde AM Digital. Com isso, nos casos de urgência básica, a pessoa PODE ser atendida por um médico, da própria casa, sem precisar procurar uma UPA ou um SPA.
“Organizamos a REDE para garantir assistência imediata ao público, com reforço das equipes nos locais de festividade e suporte das unidades de urgência e emergência funcionando 24 horas, assegurando resposta rápida e atendimento eficiente durante toda a programação”, destaca a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.


O posto médico também prestou atendimento à população entre os dias 12 e 17 de fevereiro, durante os desfiles das escolas de samba e dos blocos durante o Carnaval na Floresta 2026. No período, 39 pacientes foram atendidos na estrutura montada no Sambódromo.
A SES-AM atua de forma integrada com os demais órgãos estaduais na coordenação das ações de saúde durante o evento.
Além da assistência no local, a SES-AM desenvolve ações educativas e preventivas em saúde. A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) atua no controle vetorial, promove mobilização social, prevenção das ISTs, orientações para redução de acidentes e violência, além de vigilância sanitária e monitoramento de eventos relacionados à saúde durante as festividades.

