Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Especial assinam regulamento e definem regras do Carnaval 2026
Amazonas

Carnaval na Floresta: Escolas do Grupo Especial assinam regulamento e definem regras do Carnaval 2026

21 de janeiro de 2026
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

A reunião contou com a presença dos oito presidentes das escolas de samba do Grupo Especial, na sede da Secretaria de Cultura

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e economia criativa

Em reunião realizada na Secretaria de Cultura e economia criativa, na terça-feira (20/01), os presidentes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus assinaram o regulamento que define as obrigatoriedades para o desfile do Carnaval de 2026, marcado para o dia 14 de fevereiro, no Sambódromo de Manaus.

Na reunião, ficou estabelecido que a coordenação e a operacionalização do desfile são de responsabilidade das escolas de samba, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

O secretário de Cultura, Caio André, destacou o compromisso do Governo do Amazonas em fazer do Carnaval na Floresta 2026 um dos maiores desfiles da história, garantindo apoio às escolas de samba, tanto do Grupo Especial quanto dos Grupos de Acesso A e B.

“Temos um regulamento assinado pelas agremiações do Grupo Especial e o nosso Carnaval está definido. A Secretaria de Cultura, por meio do Governo do Estado do Amazonas, vai mais uma vez garantir total apoio para que as escolas façam aquilo que sabem fazer de melhor: produzir cultura e fazer Carnaval. O Carnaval na Floresta em 2026 será, sem dúvida, um grande sucesso”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro os representantes das oito escolas do Grupo Especial: Presidente Vargas, Andanças de Ciganos, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, Vila da Barra, Vitória Régia e Unidos do Alvorada.

Durante a reunião, os presidentes aprovaram, em votação, que nenhuma escola de samba será rebaixada em 2026, mantendo-se as atuais oito agremiações no Grupo Especial. Ficou definido ainda que a campeã do Grupo de Acesso A em 2026 garantirá o acesso ao Grupo Especial no desfile do ano seguinte, assim como a vice-campeã. Com isso, o Grupo Especial passará a contar com 10 escolas de samba em 2027, com os desfiles divididos em dois dias, conforme o calendário estadual.

A escola de samba campeã do Grupo de Acesso A passará a ocupar, de forma imediata e compartilhada, o galpão da escola que ficar na 8ª colocação do Grupo Especial. Em até 120 dias antes da realização do desfile de 2027, a 8ª colocada deverá desocupar o galpão, sob pena de multa, cujo valor será destinado à agremiação prejudicada.

Da parte do Governo do Amazonas, durante o encontro, ficou definido que a Secretaria de Cultura será responsável pela infraestrutura do desfile, incluindo segurança, policiamento e os recursos financeiros destinados ao desenvolvimento artístico das apresentações.

FOTO: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e economia criativa

O Governo do Amazonas também ficará responsável pela coordenação geral do desfile das escolas de samba, incluindo a seleção da comissão julgadora e os procedimentos relativos ao julgamento dos quesitos e obrigatoriedades do desfile.

Na reunião, os presidentes das oito escolas aprovaram que o corpo de jurados seja formado por profissionais de outros estados, com exceção do Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Também ficou definido que os jurados não poderão ter qualquer envolvimento ou participação com as agremiações, nem ter atuado como julgadores no mesmo evento nos últimos dois anos.

Em uma nova reunião, as escolas de samba deverão apresentar à Secretaria de Cultura o nome do responsável pela direção do desfile, que terá, entre suas atribuições, a composição das comissões de concentração, cronometragem, dispersão e obrigatoriedades.

Transparência e fortalecimento

Para o presidente da escola de samba Andanças de Ciganos, Vilson Benayon Filho, a assinatura do regulamento por todos os presidentes garante maior lisura no julgamento dos desfiles, com o apoio da Secretaria de Cultura.

“Foi um dia muito importante para o Carnaval, principalmente por garantir a lisura no processo de escolha dos jurados. O avanço alcançado, com a definição desse regulamento, é fundamental. Tenho convicção de que ele irá se consolidar e se manter por muitos anos, graças à sensibilidade da Secretaria de Cultura e ao entendimento dos presidentes das escolas, que priorizaram a imagem, a credibilidade e a evolução do nosso Carnaval”, pontuou.

O presidente da escola de samba Mocidade Independente de Aparecida, Duda Pacheco, comentou a importância do debate coletivo sobre o regulamento, realizado com todos os presidentes das agremiações junto à Secretaria de Cultura.

“Com total clareza e transparência, todas as escolas assinaram o regulamento. Isso demonstra o compromisso das agremiações com a organização do Carnaval e com a transparência do processo. Agora, é fundamental que sigamos unidos para garantir um grande espetáculo e fortalecer ainda mais o nosso Carnaval”, destacou.

Ficou definido também que o dia da apuração das notas do Carnaval 2026 será no dia 16 de fevereiro, às 14h, no Sambódromo de Manaus.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Ipaam destina motosserras apreendidas para ações da Defesa Civil e do Exército Brasileiro

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas promove ação de castração solidária de animais no bairro Betânia, zona sul da capital

Por administrador
Amazonas

Fapeam recebe propostas para o programa de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos

Por administrador
Amazonas

‘Agora vou enxergar muito melhor’, declara beneficiada com óculos de grau entregue pelo Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

Oito foragidos da Justiça são presos em Manaus com apoio do reconhecimento facial Paredão

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM instala posto médico para garantir assistência ao público durante o Carnaboi

Por administrador
Amazonas

Vice-governador Tadeu de Souza acompanha entrega de óculos e destaca marca de mais de 5,8 mil pessoas beneficiadas

Por administrador
Amazonas

Agenda esportiva reúne Vila Aberta Para Todos, Barezão e futebol de mesa em Manaus

Por administrador
Amazonas

Operação Erga Omnes: Polícia Civil do Amazonas desarticula organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Torcedores dos bumbás podem adquirir produtos em feira de artesanato indígena no Carnaboi

Por administrador
Amazonas

Barco Hospital São João XXIII retorna a Silves nesta sexta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Ensaio geral no Sambódromo marca preparativos finais para o Carnaboi

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?