Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Desenvolvimento: Governo do Amazonas reforça protagonismo do setor rural durante conferência estadual
Amazonas

Desenvolvimento: Governo do Amazonas reforça protagonismo do setor rural durante conferência estadual

29 de janeiro de 2026
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Após a 3ª CNDRSS, o próximo passo é o evento nacional, em março, com o Amazonas representado por 30 delegados em Brasília

Fotos: Isaac Maia / SEPROR

O compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento do setor rural amazonense foi reafirmado, na terça-feira (28/01), durante a realização da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovida pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CEDRS) da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O evento reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, consolidando um espaço democrático de diálogo e construção coletiva de políticas públicas para o campo.

A conferência estadual integra o processo preparatório para a Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) e resultou na definição de um caderno com 30 propostas prioritárias, além da eleição de 30 delegados, que representarão o Amazonas na etapa nacional, em Brasília, no próximo mês de março.

Durante o encontro, o secretário de Estado da produção rural, Daniel Borges, destacou que o Governo do Amazonas tem tratado o setor primário como eixo estratégico do desenvolvimento estadual, com políticas públicas que valorizam a agricultura familiar, a produção sustentável e a inclusão social no campo.

Foto: Isaac Maia / SEPROR

“O Governo do Amazonas entende que o desenvolvimento rural precisa estar alinhado à sustentabilidade, à justiça social e à valorização de quem vive e produz no campo, nas águas e nas florestas. Essa conferência mostra que estamos construindo políticas públicas com ampla participação social e respeito às especificidades amazônicas”, afirmou Daniel Borges.

O secretário também ressaltou que o diálogo com os movimentos sociais e com os agricultores familiares fortalece a efetividade das ações governamentais, e amplia o alcance das políticas públicas no interior do estado.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário no Amazonas (MDA-AM), Marcos Brito enfatizou a importância da articulação entre os governos federal e estadual para garantir que as propostas construídas no Amazonas sejam incorporadas às políticas nacionais de desenvolvimento rural.

“A conferência é um espaço fundamental para assegurar que as demandas da agricultura familiar, dos povos tradicionais e das comunidades rurais amazônicas cheguem à etapa nacional. O Amazonas tem papel estratégico nesse debate, especialmente diante dos desafios climáticos e ambientais”, destacou Marcos Brito.

Fotos: Isaac Maia / SEPROR

Eixos temáticos

A 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário debateu cinco eixos temáticos, que também orientarão a etapa nacional da CNDRSS: 1) O papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas, com foco na adaptação, mitigação e resiliência dos sistemas produtivos; 2) Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo produção sustentável e segurança alimentar; 3) reforma agrária, promoção e proteção do direito à terra, à água e ao território, assegurando justiça social e segurança jurídica no campo; 4) Cidadania e bem viver no campo, nas águas e nas florestas, com atenção à qualidade de vida, direitos sociais e inclusão; 5) Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo o controle social e a democracia participativa.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Fapeam recebe inscrições para o Programa Ciência na Escola até o dia 16 de março

Por administrador
Amazonas

Vila Aberta Para Todos ultrapassa 5 mil participantes e fortalece ações de promoção à qualidade de vida e cidadania

Por administrador
Amazonas

EnvelheSer 60+: Programa transforma rotina de famílias

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro

Por administrador
Amazonas

Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar

Por administrador
Amazonas

Governo do Amazonas divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para o Hospital do Sangue

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Carnaboi retorna ao Sambódromo com duas noites de celebração da cultura amazônica

Por administrador
Amazonas

Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira

Por administrador
Amazonas

Carnaval na Floresta 2026: Fiscalização do Detran-AM registra queda de 44% em testes positivos de alcoolemia no período carnavalesco

Por administrador
Amazonas

Pelci celebra quatro anos como programa pioneiro na inclusão social pelo esporte

Por administrador
Amazonas

Desmatamento no Amazonas cai 56,4% em janeiro de 2026, aponta Inpe

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?