O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, recebe até 15 de janeiro inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas, edital nº 016/2025. Podem concorrer pessoas físicas ou empresas com até 12 meses de existência, com expectativa de apoio a 47 projetos e valores de subvenção de até R$ 80.000,00 por proposta e até R$ 50.000,00 por projeto de inovação para a concessão de bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora.
Estrutura do programa e parceiros
O Centelha 3 Amazonas é executado pela Fapeam e promovido pelo MCTI, pela Finep e pelo CNPq, em parceria com o Confap e a Fundação Certi. O objetivo é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos e processos.
Com a concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e bolsas, o programa apoia a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
Quem PODE participar e como se inscrever
O edital permite a submissão de propostas por pessoas físicas, inclusive sem empresa constituída, e por pessoas físicas representantes de empresas formalmente constituídas, conforme critérios do edital. As submissões devem ser realizadas na plataforma do programa, disponível em https://am.programacentelha.com.br/.
Os detalhes do edital podem ser consultados no site da Fapeam: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/programa-nacional-de-apoio-a-geracao-de-empreendimentos-inovadores-centelha-3a-edicao-am/.
Recursos e metas
A expectativa é apoiar 47 projetos com recursos destinados à subvenção e concessão de bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora. O programa visa transformar ideias em empreendimentos que fortaleçam setores estratégicos do estado.
Foto: Decon Fapeam
Assuntos nesse artigo:
#centelha3amazonas, #fapeam, #governodoamazonas, #edital0162025, #inscricoes, #startups, #empreendedorismo, #inovacao, #mcti, #finep, #cnpq, #confap, #certi, #subvencaoneconomica, #bolsas, #programacentelha, #amazonas, #pesquisa, #tecnologia, #negocios

