Entrega de kits, assinatura de portarias da pesca esportiva e distribuição de alevinos marcaram as ações da Sepa no fim de semana

FOTO: Divulgação/Sepa
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura – Sepa, realizou, no fim de semana, uma série de ações estratégicas nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro para ao fortalecimento da pesca artesanal, da pesca esportiva e da piscicultura, promovendo geração de renda e desenvolvimento sustentável no interior do estado.
Em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), a Sepa realizou a entrega de 20 kits de trabalho para a Associação Ornapesca, beneficiando diretamente pescadores ornamentais do município. Os kits são compostos por equipamentos essenciais para a atividade, contribuindo para melhores condições de trabalho e valorização da cadeia produtiva da pesca ornamental, uma das principais vocações econômicas da região.
A ação reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o fortalecimento das associações e com o estímulo à economia local, garantindo mais dignidade e segurança aos trabalhadores da pesca.
Portarias fortalecem a pesca esportiva no estado
Ainda em Barcelos, foram assinadas duas portarias que representam um avanço importante para a organização e o fortalecimento da pesca esportiva no Amazonas.


A portaria nº 015/2026 dispõe sobre a padronização dos regulamentos das competições de pesca esportiva, estabelecendo critérios técnicos e normas unificadas para a realização dos eventos no estado.
E a portaria nº 016/2026 regulamenta os procedimentos para a realização do Circuito de Pesca Esportiva do Estado do Amazonas, garantindo maior segurança jurídica, transparência e organização às competições, além de impulsionar o turismo esportivo e a economia dos municípios participantes.
Incentivo à piscicultura em Santa Isabel do Rio Negro
Em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), a Sepa realizou a entrega de alevinos para o fortalecimento da piscicultura local. A iniciativa apoia produtores rurais e piscicultores do município, ampliando a produção de pescado, incentivando a segurança alimentar e gerando novas oportunidades de renda.
A distribuição dos alevinos integra a política estadual de incentivo à piscicultura sustentável, promovendo o uso responsável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico das comunidades ribeirinhas.
As ações realizadas nos dois municípios reafirmam o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do interior, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas da pesca e da aquicultura, respeitando as características regionais e promovendo inclusão social e econômica.

