A Prefeitura de Manaus intensificou, ao longo de 2025, investimentos na reestruturação e modernização da Guarda Municipal, com foco em fortalecer a atuação preventiva e ostensiva por toda a cidade. As ações abrangem a ampliação do efetivo, a Qualificação Profissional, a incorporação de novos armamentos, a entrega de bases operacionais e a expansão da presença territorial da corporação.
Reflexo dessas medidas coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), foi a nomeação e habilitação de novos agentes por meio de concurso público. Em março de 2025, mais de 200 guardas municipais aprovados em certame tomaram posse após curso de formação com mais de 450 horas.
Já em dezembro do ano passado, outros 127 servidores foram homologados ao efetivo, o que amplia a presença da guarda nas vias e reforça a capacidade de resposta da cooperação.
Para o prefeito de Manaus, David Almeida, tais investimentos elevam a Guarda Municipal a uma postura mais ativa e estruturada, alinhada às demandas de segurança de uma grande cidade como Manaus. “A segurança pública é, claramente, uma das principais prioridades da nossa gestão. Em diferentes frentes, a Guarda Municipal de Manaus tem recebido reforço contínuo de pessoal e equipamentos”, garantiu o chefe do Executivo municipal.
Estruturação completa
Em 2025, a Guarda Municipal de Manaus ampliou sua presença territorial com a implantação de três núcleos operacionais em áreas estratégicas da cidade.
As unidades foram instaladas no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, no bairro Aparecida, na zona Sul, e na zona Leste da capital.
O fortalecimento da corporação também inclui novos armamentos e equipamentos operacionais. De acordo com a administração municipal, Manaus passou a operar com armas de menor potencial ofensivo, alinhando a corporação aos protocolos de uso progressivo da força.
Em múltiplas linhas de atuação, a gestão entregou 30 espingardas, de calibre 12, além de 350 coletes balísticos de última geração e reforça, com isso, a capacidade de atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e expande a proteção dos agentes.
capacitação
Em 2025, a Guarda Municipal realizou ações de capacitação contínua e especialização tática, com cursos específicos efetuados ao longo do ano para garantir que os agentes atuem com preparo técnico e segurança.
O conjunto de medidas também incluiu o reforço da frota operacional, com a aquisição de veículos que possibilitam a mobilidade da corporação na capital.
O titular da Semseg, Alberto Siqueira, apontou que o aumento do efetivo e a modernização dos equipamentos contribuem para uma atuação mais eficiente em operações preventivas e ostensivas. “Estamos assegurando cada vez mais aos nossos agentes da Guarda Municipal as condições operacionais adequadas para a execução do serviço público, com foco em segurança e preparo técnico”, destacou.
Concurso
Dentro do avanço na estratégia de ampliar a atuação preventiva e garantir mais segurança para a população em todas as zonas da cidade, a Prefeitura de Manaus prepara o lançamento para março de um concurso público com 590 vagas para a Guarda Municipal de Manaus.
— — —
Texto – Tiago Auzier / Semcom
Fotos – Arquivo / Semcom

