Dezenove agricultores familiares da comunidade Cai n’Água, no município de Manaquri (distante 60 quilômetros de Manaus), participaram nesta quarta-feira (14/01) dos cursos Horta Caseira e Cultivo da Melancia, promovidos pela Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) por meio do Departamento Pedagógico (Depe). O encontro ocorreu no Centro Social Luiz Carlos Santos e teve coordenação da equipe do Depe.
Atividades e cronograma
Os cursos estão divididos em duas etapas. A primeira parte trata do aprendizado sobre preparação do solo e semeadura. Em seguida haverá acompanhamento supervisionado do desenvolvimento da área plantada durante aproximadamente 45 dias, quando se iniciam os processos de colheita.
Equipe técnica e continuidade do projeto
A capacitação contou com a participação do engenheiro agrônomo José Portugal e do técnico em agropecuária Hélio Araújo, ambos do Depe. Conforme os organizadores, os cursos deverão ser realizados na comunidade em data a ser definida com a SEPROR até final de janeiro.
Portugal destacou que a atividade dá continuidade a um projeto da SEPROR de incentivo à produção de hortaliças caseiras iniciado em 2024. “A Secretaria iniciou a prática em 2024, com um projeto-piloto no ramal Boa Sorte, no município de Rio Preto da Eva, com excelentes resultados que até hoje beneficiam todas as propriedades envolvidas com produtos para consumo próprio e para comercialização”, disse o engenheiro.
Assuntos nesse artigo:
#hortacaseira, #cultivodamelancia, #SEPROR, #depe, #cainagua, #manaquri, #Manaquiri, #Manaus, #centrosocialluizcarlossantos, #joseportugal, #helioaraujo, #agricultoresfamiliares, #hortalicascaseiras, #ramalboasorte, #riopretodaeva, #colheita

