Espécies como matrinxã, pirarucu, tambaqui e pacu têm sua captura e comercialização proibida até 15 de março

Fotos: Divulgação/Idam
A sensibilização para o período de defeso é o tema da atividade de conscientização desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Barcelos (a 399 quilômetros). A campanha, que teve início nesta terça-feira (27/01), está inserida na programação do 30º Festival do Peixe Ornamental em Barcelos (FESPOB).
O trabalho está sendo desenvolvido no Piabódromo, na Colônia de Pescadores Z-33 e na Secretaria Municipal de Produção, sendo coordenado pelo técnico do Idam, Pedro Neto, em parceria com a Unidade Local (UnLoc) de Barcelos. O evento segue até o dia 1º de fevereiro, com uma expectativa de alcançar 3 mil pessoas.

Fotos: Divulgação/Idam
“Nosso objetivo é sensibilizar os pescadores, munícipes e visitantes quanto ao período de defeso para dez espécies de peixes que têm sua captura e comercialização proibidas durante o período de 15 de novembro a 15 de março”, destacou o engenheiro de pesca do Idam, Flávio Ruben.
Segundo Ruben, durante o período defeso, está proibida a comercialização e consumo das espécies: pacu, aruanã, mapará, caparari, surubim, sardinha, matrinxã, pirapitinga, tambaqui e pirarucu. Ruben ressaltou que é feita uma exceção apenas para indivíduos que estejam autorizados pelos órgãos ambientais competentes através da declaração de estoque e notas fiscais.

