A Prefeitura de Manaus consolidou, nesta quinta-feira, 22/1, a reinauguração de quatro unidades de ensino totalmente revitalizadas nas zonas Leste e Oeste da capital. Representando o prefeito David Almeida, o secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de educação (Semed), Júnior Mar, iniciou a maratona de entregas pela escola Municipal Etelvina Pereira Braga, no conjunto Ouro Verde, bairro Coroado. As tarefas envolveram intervenções estruturais e adaptações para acessibilidade.
Entregas e locais
As unidades entregues atendem moradores dos bairros Coroado e Zumbi dos Palmares 2, na zona Leste, e Lírio do Vale e Tarumã, na zona Oeste. Durante a manhã a prefeitura realizou quatro entregas consecutivas: as escolas municipais Etelvina Pereira Braga e Francisca Pergentina, além dos Cmeis professora Diedres Gama Machado e Maria de Fátima Marques. A ação foi coordenada pela Semed.
Motivação política e resultados
Conforme declaração de Marcos Rotta, as entregas integram uma política pública permanente e não ações pontuais. Segundo ele, ‘o que vemos hoje é fruto de uma decisão política firme do prefeito David Almeida, de colocar a educação no centro das prioridades da cidade’.
O secretário Júnior Mar relacionou os investimentos estruturais aos avanços pedagógicos. ‘Manaus é hoje a capital que mais cresceu no último Ideb e alcançou a maior nota da sua história’, disse ele, acrescentando que o desempenho decorre de planejamento, investimento e da decisão política da gestão. Ainda segundo o secretário, ‘já ultrapassamos 380 escolas reformadas e estamos chegando a 400 unidades revitalizadas’.
Serviços realizados nas unidades
Entre os serviços executados nas quatro unidades estiveram reforma de telhados, manutenção e modernização de banheiros, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, substituição de fechaduras e vidros, manutenção de forros, aplicação de resina no piso, reforma de áreas de recreação, construção de áreas de lazer cobertas e implantação de rampas de acessibilidade e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Repercussão local
O diretor da escola Municipal Etelvina Pereira Braga, André Henrique Batista da Silva, afirmou que a obra terá impacto direto no cotidiano escolar: ‘essa entrega representa acolhimento, respeito e transformação. Uma escola bem cuidada comunica pertencimento e reforça que ninguém fica para trás’, declarou.
Representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador Sérgio Baré avaliou que os números refletem mudança estrutural na educação básica da capital e lembrou que a gestão entregou mais de 300 escolas reformadas, revitalizadas ou construídas.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, mais 20 unidades de ensino serão totalmente revitalizadas dentro deste mesmo cronograma de obras, indicando a continuidade da política educacional.
Texto – Emanuelle Baires/Semcom-Prefeito e Emerson Santos/Semed
Fotos – João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHoqZ
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #reformaescolasmunicipais, #educacao, #Semed, #marcosrotta, #juniormar, #davidalmeida, #etelvinapereirabraga, #franciscapergentina, #cmeis, #professoradiedresgamamachado, #mariadefatimamarques, #ouroverde, #coroado, #zumbidospalmares2, #liriodovale, #taruma, #ideb, #escolasreformadas, #acessibilidade

