As ações policiais foram fortalecidas pela PMAM e PC-AM com auxílio da tecnologia Paredão


As ações integradas das Forças de Segurança, durante as festas de fim de ano de 2025, resultaram em um cenário de maior tranquilidade para o comércio. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), 92% dos empresários entrevistados relataram que não houve registros de assaltos nem furtos nas lojas ou no entorno dos seus empreendimentos durante o período.
O resultado é atribuído ao reforço das operações estratégicas da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), da polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da polícia Civil (PC-AM).
“As Forças de Segurança trabalharam e estão trabalhando muito fortemente. A polícia Militar com ações ostensivas e preventivas e a polícia Civil realizando um trabalho investigativo excepcional. O resultado da pesquisa da Fecomércio mostra exatamente o resultado deste trabalho, que não parou no fim do ano. Estamos todos os dias, 24 horas, nas ruas para entregar uma segurança de qualidade para a nossa população”, frisou o secretário da SSP, Vinícius Almeida.


Tecnologia reforça segurança no Centro
Além do policiamento ostensivo, a tecnologia do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o Paredão, instalado em pontos estratégicos de Manaus, foi um dos principais aliados das Forças de Segurança. O sistema permitiu o monitoramento em tempo real, auxiliando na prevenção de crimes e na resposta rápida a qualquer situação suspeita.
Comerciantes da região central da capital avaliaram de forma positiva a presença das Forças de Segurança e o impacto direto das ações no dia a dia das lojas.
“O policiamento melhorou muito e, também, com esse NOVO sistema da polícia, o paredão, ajudou bastante. Eu vi que diminuiu muito os furtos aqui nas ruas e os nossos clientes se sentem mais seguros para poder visitar o centro e fazer suas compras”, disse o empresário Yan Maranhão.
A comerciante Maria Darci, que tem uma banca no Centro há 40 anos, também destacou a sensação de segurança durante o período. “Este ano, para mim, foi um dos melhores. A polícia passava com frequência e ainda tivemos o apoio das câmeras. Eu quero agradecer, porque eles estão o tempo todo circulando pelas ruas. Isso me faz sentir ainda mais segura”, ressaltou.
Área comercial da zona leste também recebe reforço policial


Além do Centro da capital, as ações das Forças de Segurança foram intensificadas na zona leste, região que concentra um grande número de estabelecimentos comerciais e registra alto fluxo de consumidores.
De acordo com o subcomandante da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão Ivan Neto, o policiamento foi ampliado com patrulhamento ostensivo e ações preventivas para coibir práticas criminosas.
“A PMAM está com seus policiais e viaturas posicionadas em pontos estratégicos, seja nas grandes avenidas, como a avenida Mirra, Itaúba, Grande Circular e no entorno dos shoppings, onde temos uma grande área comercial. Então, nossas equipes estão nesses locais justamente para promover a segurança”, explicou o capitão.
O subcomandante ressaltou que o policiamento continua reforçado nas áreas comerciais. “Mesmo após as festas de fim de ano a polícia militar não para e nós continuamos, diariamente, atuando para servir a população”, ressaltou o capitão.

