Premiação destaca avanço dos investimentos na pesquisa, na formação de talentos e no desenvolvimento científico no Amazonas

FOTO: Tiago Corrêa/SECOM
A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento a profissionais que se destacam em diferentes áreas do conhecimento e que contribuem diretamente para a consolidação da ciência no estado. Entre as premiadas, está Roberta Ferreira Coelho, vencedora na categoria Pesquisador Destaque ciências Sociais Aplicadas. Para ela, o avanço da ciência no Amazonas está diretamente ligado à confiança e ao investimento contínuo.
“Para que alguém se torne pesquisador, é preciso que outras pessoas acreditem. E é fundamental que a gente tenha investimento público. Então, a Fapeam tem contribuído significativamente com vários editais, com apoio à formação de recursos humanos, à pesquisa, à pós-graduação. E isso, com certeza, fortalece a ciência, a tecnologia e a inovação no nosso estado”, destacou a pesquisadora.


Na categoria Ciência na escola, a vencedora foi a doutora em Química Laila Pedroza, que enfatizou o impacto dos incentivos financeiros na transformação da realidade dos estudantes da REDE pública.
“O estudo em si tem grande importância para os alunos crescerem na vida. Muitos dos meus alunos não têm uma oportunidade financeira grande, então eles se dedicam a estudar para chegar numa faculdade e assim ter um futuro um pouco melhor. Então, quando eles viram os experimentos nos laboratórios, eles se inspiram a fazer o ensino superior”, disse a pesquisadora.


O Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2025 reconheceu iniciativas de destaque em quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, professor Ciência na escola e Profissionais de Comunicação. A iniciativa tem como objetivo valorizar o trabalho científico, incentivar a popularização da ciência e fortalecer o ecossistema de inovação no Amazonas.
Editais

FOTO: Tiago Corrêa/SECOM
Os 15 editais contemplam o apoio a pesquisas básicas e aplicadas, formação de recursos humanos, fortalecimento do setor primário, popularização da ciência, manutenção de equipamentos laboratoriais, apoio a coleções biológicas e museus, além de iniciativas voltadas à bioeconomia, ao desenvolvimento sustentável, às tecnologias sociais e à consolidação de startups.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 960 milhões em Ciência, Tecnologia e Inovação, com projeção de ultrapassar R$ 1 bilhão até o fim deste ano, consolidando o estado como referência nacional no setor.

