A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), divulga, nesta quarta-feira, 11/2, o resultado do edital de chamamento público de credenciamento dos beneficiários no programa “Ração do Meu Pet”, de distribuição gratuita de ração para famílias em situação de vulnerabilidade. A lista com os mil contemplados foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), Edição nº 6.250, página 25, do dia 10 de fevereiro de 2026.
Ao todo, 11.539 tutores de cães e gatos se inscreveram para o recebimento gratuito de ração. Os mil contemplados nesta primeira seleção devem participar do evento de entrega no dia 20/2, das 9h às 11h, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças. Cada tutor receberá um cupom contendo as informações para a retirada do material.
“Este é mais um programa pioneiro da gestão do prefeito David Almeida, que se preocupa com a causa animal, criando a Subsecretaria de Proteção e Defesa do Bem-Estar Animal da Semmas. Com o ‘Ração do Meu Pet’, nós vamos diminuir o número de animais em situação de vulnerabilidade”, destacou o secretário da Semmas, Fransuá Matos.
A quantidade de ração distribuída será mensal, definida com base na quantidade de animais sob tutela. Para responsáveis por três a cinco cães, será dado um saco de 15 quilos de ração. De três a cinco gatos, um saco de 10 quilos. De seis a 10 cães, são dois sacos de 15 quilos. Já para seis a 10 gatos, são dois sacos de 10 quilos. De seis a 10 cães e gatos, são um saco de 15 quilos e um saco de 10 quilos de ração.
Com a distribuição gratuita de ração, o programa “Ração do Meu Pet” busca garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade, com renda per capita de um salário mínimo. Ele também diminui o custo para cuidadores e protetores que abrigam dezenas de animais com poucos recursos, ajudando a combater o crescimento exponencial de animais abandonados nas ruas de Manaus.
Segundo o subsecretário da Semmas, Albert Valente, o programa representa um avanço concreto na política pública de proteção animal. “Mais do que distribuir ração, o programa é um gesto de humanidade. Para muitas pessoas, os animais são parte da família. Cuidar de cães e gatos domesticados é também cuidar da qualidade de vida das pessoas”, destacou o subsecretário.
Os beneficiários deverão retirar a ração conforme cronograma e local a serem divulgados pela Prefeitura de Manaus. A retirada ocorrerá de forma mensal, pelo período de três meses.
A Prefeitura de Manaus ressalta que os tutores só serão beneficiados se comprovarem as condições de saúde, castração dos animais e condições do espaço no qual os animais vivem, tanto espaço físico quanto a questão de higiene. As informações referentes ao bem-estar dos animais serão de responsabilidade do beneficiário.
—– —- —-Texto – Taianna Castro / SemmasFotos – Arquivo / Semcom e Semsa

