A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), reuniu, nesta terça-feira, 20/1, representantes do serviço social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), na unidade da zona Leste, para discutir a criação de um grupo de trabalho voltado ao treinamento e à capacitação dos motoristas do transporte complementar, como parte do programa escola de Transporte Inclusivo.
Objetivo e público-alvo
A iniciativa tem foco na melhoria do atendimento a idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) e usuários com doenças ocultas. O treinamento é considerado fundamental para promover um transporte mais humano e acessível, alinhado às necessidades da população que utiliza diariamente o serviço.
Para a vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, a busca por parcerias estratégicas é essencial para fortalecer as políticas públicas de mobilidade. “O IMMU tem trabalhado de forma permanente na construção de parcerias que agreguem conhecimento e experiência ao processo de humanização do transporte público em Manaus. O Sest/Senat possui uma expertise reconhecida na capacitação profissional e no cuidado com as pessoas, o que será determinante para o sucesso do programa escola de Transporte Inclusivo”, destacou.
O presidente da Fetra Norte e do Conselho Regional Norte 1 do Sest/Senat, Francisco Bezerra Júnior, ressaltou a relevância da reunião e da cooperação institucional. “Essa reunião foi importantíssima, primeiro porque o transporte é público e lida diretamente com o público, que precisa ser tratado com respeito, educação e cuidado. Qualificar os motoristas profissionais para que tenham mais atenção com os nossos idosos e com as pessoas com deficiência é fundamental. O transporte precisa ser humanizado, e a expectativa é que esse curso contribua significativamente para essa qualificação”, afirmou.
Francisco Bezerra Júnior acrescentou que o Sest/Senat coloca à disposição sua estrutura e experiência para fortalecer a iniciativa. “O Sest/Senat tem a expertise de cuidar de pessoas, seja na Qualificação Profissional, seja na área da saúde. Estamos integrando essa estrutura e esse conhecimento ao IMMU para proporcionar um curso que qualifique os motoristas no cuidado e na atenção, especialmente aos idosos e às PcDs, mas também ao público e à sociedade como um todo”, concluiu.
Encaminhamentos e próximos passos
Como encaminhamento da reunião, a Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, seguirá avançando na formalização da parceria e na construção do grupo de trabalho que irá estruturar os conteúdos e metodologias de capacitação. A UNIÃO de esforços com o Sest/Senat reforça a importância de investir na qualificação contínua dos motoristas do transporte complementar, garantindo profissionais mais preparados e sensíveis às necessidades dos usuários.
#paratodosverem – Representantes do IMMU e Sest/Senat reunidos para reunião
Texto – Naira Nascimento/IMMU
Fotos – Kamile Brandão/IMMU
Assuntos nesse artigo:
#escoladetransporteinclusivo, #transportecomplementar, #Manaus, #IMMU, #sestsenat, #treinamento, #capacitacao, #motoristas, #idosos, #pcds, #mobilidade, #parceria, #fetranorte, #conselhoregionalnorte1, #servicosocialdotransporte, #qualificacao, #acessibilidade, #inclusao, #servicopublico, #saude

