Com atuação diária e permanente em combate ao descarte irregular de lixo em vias públicas e áreas verdes da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), recolheu, de segunda a quinta-feira, 26 a 29/1, cerca de 500 toneladas de lixo em espaços utilizados ilegalmente como lixeiras viciadas. As zonas Norte e Leste concentram o maior número de ocorrências e seguem como prioridade nas ações operacionais.
O enfrentamento às chamadas lixeiras viciadas é fortalecido por uma estratégia de descentralização operacional, que amplia a presença da Semulsp em todas as zonas da cidade. Nesta quinta-feira, a força-tarefa atuou em diversos bairros de Manaus, como na alameda Alphaville, no NOVO Aleixo, onde foram necessárias aproximadamente oito horas de trabalho contínuo para a limpeza do local.
Simultaneamente, as equipes também realizaram serviços na avenida 7 de Maio, no Santa Etelvina; na rua Araújo Lima, no Amazonino Mendes; na alameda Cosme Ferreira, no Zumbi dos Palmares; na rua Amazonas, no Ouro Verde; no igarapé do 40; na avenida Flamboyant, no Distrito Industrial 2; além de pontos na Carvalho Leal, Castelo Branco, Leopoldo Peres e avenida Presidente Kennedy.
De acordo com o secretário municipal de limpeza urbana, Sabá Reis, a descentralização mudou a forma de enfrentamento ao descarte irregular na cidade.
“Quando descentralizamos a Semulsp, com bases operacionais em todas as zonas de Manaus, nós encurtamos o tempo de resposta e ampliamos a presença da prefeitura nos territórios. Isso faz toda a diferença no combate às lixeiras viciadas, porque o lixo reaparece rápido e a nossa atuação também precisa ser rápida e constante”, afirmou Sabá.
O secretário destacou que a estratégia faz parte de um eixo direto da atual gestão municipal. “Essa é uma diretriz clara do prefeito David Almeida, com o acompanhamento permanente do vice-prefeito Renato Junior, de estar perto da população, Agir no território e garantir que os serviços públicos funcionem todos os dias. A limpeza urbana não PODE ser distante, ela precisa estar onde o problema acontece”, completou.
Desde a reorganização administrativa da Semulsp, a secretaria passou a operar com bases fixas nas zonas Oeste, Sul, Norte, Leste e na área central, permitindo respostas mais rápidas, maior presença territorial e atuação contínua nos pontos críticos de descarte irregular. A medida tem sido decisiva para ampliar a efetividade da força-tarefa que atua diariamente na remoção de resíduos.
A Semulsp reforça que o combate às lixeiras viciadas ocorre de forma integrada à prestação dos serviços regulares oferecidos à população. Manaus conta com coleta domiciliar diária em todos os bairros, além de alternativas específicas para o descarte correto de resíduos.
Entre esses serviços está a Coleta Agendada de Grandes Objetos, destinada ao recolhimento de móveis, eletrodomésticos e materiais volumosos. O serviço é gratuito e PODE ser solicitado por mensagem de WhatsApp, nos números (92) 98415-9563 e (92) 99459-5956.
A Prefeitura de Manaus destaca que o descarte irregular de lixo causa impactos ambientais, compromete a drenagem urbana e exige mobilização permanente das equipes de limpeza. A colaboração da população, utilizando os serviços disponíveis, é fundamental para evitar a formação de novas lixeiras viciadas e manter a cidade ordenada.
#paratodosverem – Maquinário de coleta de lixo— — —
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Divulgação/Semulsp
