alunos da escola Estadual Márcio Nery, localizada na rua professor Marciano Armond, bairro São Francisco, zona sul de Manaus, desenvolveram o projeto “Conhecer para conservar: a fauna brasileira nos Parques e Museus de Manaus” com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fapeam, conforme o Programa Ciência na escola, edital n° 002/2024. A pesquisa foi coordenada pela doutoranda Diana Nunes de Oliveira, em ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, e professora de Biologia da SEDUC-AM. Durante o trabalho, os estudantes foram treinados em biossegurança e em procedimentos para coleta e registro de dados, incluindo fotos e vídeos.
Levantamento de dados
Os locais de campo foram o Bosque da Ciência e o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), onde os alunos registraram características de animais vertebrados por meio de anotações e das placas de identificação das espécies disponíveis nas áreas. Segundo a coordenadora, o animal que mais chamou atenção dos alunos foi a onça-pintada; durante as atividades, os jovens também constataram que o peixe-boi é um mamífero aquático e não um peixe, o que evidenciou lacunas comuns no ensino básico sobre grupos vertebrados.
Para organizar e classificar os registros, os estudantes anotaram as características principais de cada espécie e relacionaram nomes populares e científicos, o que facilitou o entendimento da nomenclatura científica.
No desenvolvimento do projeto, foi produzido um e-book com informações sobre 30 espécies de animais vertebrados, contendo curiosidades e os nomes popular e científico. A primeira versão é simplificada e há intenção de publicar o material por meio de uma editora.
“O apoio da Fundação é fundamental para incentivar a formação intelectual, na categoria de iniciação científica júnior. O projeto foi importante para mostrar aos estudantes que eles são o futuro da nossa região e que a conservação da Amazônia também está nas mãos deles”, disse a coordenadora.
Difusão do conhecimento
Os resultados foram apresentados à comunidade escolar em palestras e por meio de banners que destacaram a importância das áreas verdes para o equilíbrio dos ecossistemas urbanos e para a conservação da vida animal em Manaus. O estudo também foi apresentado no 1º Congresso Nacional de Pesquisas da Amazônia, realizado pelo INPA, e recebeu premiação e menção honrosa na categoria “Professores de ensino fundamental e Médio”. Além disso, os estudantes expuseram a pesquisa no evento “PETTALKS: O colapso da Amazônia e as Mudanças Climáticas” na UFAM.
Sobre o Programa Ciência na escola
O Programa Ciência na escola é uma ação da Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades, incluindo educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar. O programa apoia pesquisas científicas e de inovação tecnológica desenvolvidas em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé.
Assuntos nesse artigo:
#areasverdes, #conservacao, #biodiversidade, #fauna, #Manaus, #fapeam, #programaciencianaescola, #escolaestadualmarcionery, #seducam, #diananunesdeoliveira, #biosseguranca, #bosquedaciencia, #zoologicocigs, #oncapintada, #peixeboi, #ebook, #congressonacionaldepesquisasdaamazonia, #INPA, #UFAM, #premiacao

