A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) entregou uma usina de oxigênio para o município de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros de Manaus, nesta sexta-feira (09/01). O equipamento será instalado pela prefeitura no Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska e vai reforçar a assistência em saúde da REDE municipal.
Capacidade e abrangência
A usina tem capacidade de produção de 10 metros cúbicos por minuto, suficiente para suprir a necessidade do hospital, que possui 20 leitos. Além disso, o equipamento vai atender três Unidades Básicas de saúde (UBSs), incluindo uma unidade fluvial, beneficiando mais de 14 mil moradores do município.
Impacto no atendimento
Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, além de fortalecer a estrutura assistencial, a instalação de uma usina local amplia a capacidade de atendimento da unidade e reduz a necessidade de transferências de pacientes para a capital. “Com a produção local de oxigênio, o hospital e as unidades de saúde passam a ter melhores condições para atender casos de urgência e emergência, como insuficiências respiratórias, pneumonias, crises asmáticas, complicações neonatais e outras situações clínicas que demandam suporte respiratório imediato”, destacou a secretária.
A redução das transferências minimiza riscos durante o deslocamento e proporciona mais conforto às famílias.
Ação do governo
A medida integra as ações do Governo do Amazonas para o fortalecimento da infraestrutura de saúde nos municípios do interior, garantindo melhores condições de atendimento, especialmente em regiões de difícil acesso.
Assuntos nesse artigo:
#usina_de_oxigenio, #santa_isabel_do_rio_negro, #hospital_irma_edwiges_maria_sikorska, #ses_am, #nayara_maksoud, #governo_do_amazonas, #Manaus, #saude, #oxigenio, #leitos, #ubs, #unidade_fluvial, #atendimento, #urgencia, #emergencia, #pneumonia, #asma, #neonatal, #infraestrutura, #interior

