Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Amazonas > Workshop reúne órgãos estaduais e federais para planejar ações contra o desmatamento e queimadas em 2026
Amazonas

Workshop reúne órgãos estaduais e federais para planejar ações contra o desmatamento e queimadas em 2026

4 de fevereiro de 2026
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Encontro para Avaliação da Operação Tamoiotatá visa construir estratégias conjuntas de atuação no Amazonas

Fotos: Antônio Lima/SECOM

O Governo do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (05/02), o 6° Workshop de Avaliação da Operação Tamoiotatá. Servidores das forças ambientais e de segurança pública do Governo do Amazonas, além de instituições federais, se reuniram para discutir melhorias para a força-tarefa, que atua no combate ao desmatamento e queimadas no estado.

O encontro segue até esta quinta-feira (06/02), no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O objetivo é avaliar os resultados obtidos na operação de 2025 e estruturar novas frentes de trabalho contra crimes ambientais, em especial, no sul do Amazonas, para a atuação em 2026.

“Esse momento agora é de projetar como a gente vai continuar as operações em campo, com a integração de agências, das diversas secretarias, para que a gente possa manter esses resultados e também ampliar, em especial, as ofertas das atividades da bioeconomia, enquanto a gente combate o desmatamento”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Ao longo do dia, os órgãos que compõem a força-tarefa realizaram diferentes painéis. É um espaço de troca e, também, de definição das estratégias e soluções que vão conduzir a atuação do Governo do Amazonas em campo, para uma ação de combate mais efetiva em 2026.

Fotos: Antônio Lima/SECOM

“O workshop é aquele momento que a gente tem para trazer os órgãos, principalmente aqueles agentes que estiveram em campo, de forma que a gente possa, além de apresentar os resultados daquilo que foi feito, trazer autoridades e instituições que tenham conhecimento para orientar sobre os principais procedimentos que são realizados”, disse o chefe do Departamento de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), tenente-coronel Talisson Botelho.

Operação integrada

A Tamoiotatá é a maior força-tarefa integrada já realizada pelo Governo do Amazonas na repressão de crimes ambientais. Desde 2021, a ação integra as forças ambientais e de segurança pública num esforço contínuo de ampliar a presença estadual nas áreas críticas para o desmatamento e as queimadas, com foco especial no Sul do estado.

As operações em campo de todos os órgãos enfrentam dificuldades diversas, onde se fazem necessárias adaptações para manter o trabalho em efetividade. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, esta efetividade nas entregas conta, tanto com o avanço tecnológico e de pesquisa, quanto com o trabalho integrado dos órgãos estaduais.

“Ano passado, nós instalamos Starlinks nos carros, onde nós conseguimos uma conectividade em tempo real. Os relatórios são enviados diariamente, onde dá para se calcular a rota, o planejamento, dá para a gente ter esse contato direto com o Ipaam, com o Censipam, com os órgãos de controle para saber e planejar a nossa próxima rota conforme os focos de calor e de queimada”, explicou.

Fotos: Antônio Lima/SECOM

O workshop representa um momento estratégico para aprimorar os métodos de atuação integrada e alinhar o planejamento das ações de fiscalização ambiental, com base em dados técnicos, inteligência e cooperação interinstitucional. É o que explica o coordenador da Operação Amazonas Mais Verde e Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Cristiano Ferreira.

“Nesse contexto, nesse workshop nós Podemos avaliar experiências acontecidas nos anos anteriores e dessa maneira nós Podemos realinhar procedimentos, condutas entre as instituições, de maneira que possamos ser mais efetivos na busca do bem comum e no apoio à sociedade”, completou.

Recursos

A Operação Tamoiotatá conta com recursos do Programa Floresta em Pé, que tem o objetivo de investir em ações estratégicas nos eixos de redução do desmatamento e fomento à bioeconomia. A iniciativa é fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, com implementação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Ao todo, mais de R$33 milhões estão sendo investidos em ações de comando e controle. Outros R$38 milhões devem apoiar ações de bioeconomia e governança ambiental.

Tags:manchete
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Amazonas

Governo do Amazonas e BID alinham metas e planejamento para avanço das obras do Prosamin+ em 2026

Por administrador
Amazonas

Auxílio Estadual e Prato Cheio: Da fome à dignidade, as histórias por trás dos números dos programas do Governo do Amazonas

Por administrador
Amazonas

“Agora está sendo tudo mais rápido”, relata paciente atendida pelo programa Opera+ Amazonas

Por administrador
Amazonas

Pacientes da FCecon recebem laringe eletrônica para auxiliar na fala

Por administrador
Amazonas

Ipaam doa 300 paletes apreendidos à Defesa Civil do Amazonas e de Manaus após fiscalização em Manacapuru

Por administrador
Amazonas

Sepror orienta produtores de Iranduba na regularização de cooperativa

Por administrador
Amazonas

Canta Negritude integra programação cultural no Teatro Amazonas

Por administrador
Amazonas

Cigás registra crescimento de 5,7% na demanda de gás natural

Por administrador
Amazonas

Dia Mundial de Combate ao Câncer: SES-AM destaca estratégias para prevenção e diagnóstico dos tipos mais incidentes da doença entre as mulheres

Por administrador
Amazonas

Seas promove festa de Carnaval para frequentadores dos Centros de Convivência

Por administrador
Amazonas

Cidadãos ocupam a primeira fila da Aleam e transformam prestação de contas em ato de reconhecimento

Por administrador
Amazonas

Sema avança na construção de acordo com ICMBio para retomada ordenada da pesca esportiva no rio Unini

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?