O vereador Márcio Tavares (Republicanos), apresentou projeto de lei (PL) que dispõe sobre ações para implantar o tratamento contra a depressão infantil e na adolescência nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s no município de Manaus. O parlamentar, analisa que a crise sanitária mundial causada pelo o aumento do novo coronavírus afetou a saúde mental das pessoas. Segundo ele, o distanciamento social, uma das recomendações para evitar a propagação da covid-19, somado à instabilidade econômica, perda de parentes e amigos, aumentaram os sentimentos de incerteza, medo e insegurança.Os casos de depressão e ansiedade cresceram mais de 25% no mundo em 2020 devido à pandemia de covid-19, de acordo com um estudo publicado pela revista científica The Lancet.
Em Manaus, a Atenção Primária de Saúde, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registrou 8.522 atendimentos relacionados à ansiedade, depressão e alterações do sono no ano de 2020. São números que representam 171% de crescimento nos atendimentos relacionados ao ano de 2019. Já de janeiro a junho de 2021, o órgão de saúde registrou 7.111 atendimentos de usuários com sinais de depressão e ansiedade.
“O mundo está vivendo momentos muito difíceis e as pessoas estão se sentindo mais frágeis, o que pode contribuir para o aparecimento de depressão ou outras formas de sofrimento. Nosso compromisso é chamar atenção de todos para dar importância ao tema e do tratamento”, acrescentou.
O PL recebeu parecer favorável da comissão de constituição, justiça e redação, e aprovado pelos os vereadores durante sessão plenária e seguiu para a comissão de finanças, economia e orçamento do poder legislativo.
Texto: Diego Mesquita – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM