FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AMA Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta quarta-feira (12/01), a quinta reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas (CONESPDS), que ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Por unanimidade, o Plano Estadual de Segurança Pública apresentado foi aprovado pelos representantes de cada órgão presente.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas
Plano Estadual de Segurança Pública foi apresentado na primeira reunião de 2022
De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o Plano Estadual foi apresentado e, posteriormente, cada representante teve oportunidade de opinar, orientar e votar a favor ou contra o projeto. A ideia, segundo o secretário, é fazer com que o plano possa ser sempre atualizado.
O Plano Estadual consiste na estruturação de um conjunto de ações voltadas à implementação das ações de curto e médio prazos a serem realizadas conforme o calendário definido pelo Governo do Estado, por meio da SSP-AM.
O Plano Estadual tem como objetivo promover a integração dos órgãos de Segurança Pública, visando alcançar resultados prioritários, entre os quais a redução das taxas de homicídios e outras mortes violentas; aumento da apreensão de entorpecentes, armas de fogo, munições; e aumento da porcentagem de resolutividade de inquéritos de crimes letais intencionais.
“Nosso grande objetivo é buscar a excelência no nosso Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de modo que possamos trabalhar com as políticas não somente na parte de segurança pública, mas também nas políticas sociais”, destacou.
Participantes – Além de pastas da SSP-AM, estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Federal (PF/AM), Polícia Rodoviária Federal (PRF/AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Casa Militar, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).