Há 6 minutos
Por Agência Amazonas
Evento ocorre na sexta-feira (04/02) e no sábado (05/02), com a participação de profissionais de dez municípios do Amazonas
FOTOS: DivulgaçãoFortalecer a discussão dos programas e ações de prevenção e manejo da obesidade na atenção à saúde na região Norte é o foco do Obesus: 2º Seminário de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Obesidade. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), acontecerá em formato virtual na sexta-feira (04/02) e no sábado (05/02), pelo canal do YouTube, e plataforma Sisgeenco.
A atividade é promovida pelo Núcleo de Atividades Integradas do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além do apoio da Fapeam, o evento conta com colaboração do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Projeto Obesus: Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas.
De acordo com a coordenadora do evento, a doutora em Saúde Pública, Regismeire Viana Lima, a iniciativa busca ainda contribuir com ampliação e melhorias das ações para o enfrentamento da obesidade.
“Espera-se que o evento contribua com ampliação e melhorias das ações para o enfrentamento da obesidade como um instrumento de qualificação e fortalecimento das equipes de atenção básica e da gestão, beneficiando os estados e municípios participantes e, que contribua na difusão científica do conhecimento sobre ações de enfrentamento da doença na região Norte”, destaca.
Números – Dados da última pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, em 2019, apontam que, no Amazonas, 6,1% das crianças menores de 5 anos são obesas. Entre os adolescentes, essa prevalência é de 6,4%.
Manaus tem 23,4% da população adulta bem acima do peso, segundo pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), sendo a capital com a maior porcentagem no Brasil. De 2006 a 2019, houve um incremento de 4,5% ao ano.
Parev – O Parev é uma ação da Fapeam voltada para apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Regismeire Viana destaca a importância da realização do evento, que pela segunda vez consecutiva recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapeam, ressaltando que a ação é uma oportunidade aos profissionais da região, para debater e apresentar suas ideias e também verificar o que outros profissionais estão apresentando, além de compartilhar experiências exitosas.
“Agradeço ao Governo do Estado e à Fapeam por mais uma vez incentivar um evento de tamanha importância à saúde da região Norte”, conclui.
Programação – A agenda do seminário abrange a conferência de abertura, com o tema “Estratégia Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil”, mesa de discussão, palestras, apresentação de pôsteres e dos cinco melhores trabalhos, além da participação de profissionais de dez municípios do Amazonas: Carauari, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé e Anori.
Inscrição – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.sisgeenco.com.br/eventos/obesus/2022. O seminário é voltado a estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais e gestores da área de saúde, grupos populares e pessoas interessadas na temática.
Para conferir a programação completa do seminário, basta acessar o link: http://www.sisgeenco.com.br/eventos/obesus/2022/.