FOTO: Divulgação/SeapEm busca de novos sonhos e oportunidades por meio do conhecimento e do ensino superior, 28 apenados do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), realizaram nesta semana, o vestibular para cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade Estácio de Sá.
Há 3 minutos
Por Agência Amazonas
Atualmente, 26 reeducandos estão matriculados em curso superior na unidade prisional
A preparação aconteceu por meio do projeto Libertando o Saber, da empresa terceirizada Renovar, que está inserido no programa Conhecimento que Liberta, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
As provas foram aplicadas nas salas de aula da própria unidade, por uma equipe de pedagogia do Compaj e por representantes da faculdade particular.
De acordo com o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar Gomes, a oferta desses vestibulares na unidade faz parte da atual gestão do Governo do Estado, por meio da secretaria, que traz às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) mais oportunidades e chances de mudarem suas vidas.
Os reeducandos concorrem a vagas em mais de 30 cursos, como de Logística, Segurança do Trabalho, Gastronomia, Contabilidade, entre outros. Os classificados terão o direito a uma bolsa de até 70% no primeiro ano, e 60% nos anos posteriores. Além disso, o pagamento fica sob a responsabilidade dos familiares dos internos, que decidirão se o seu ente, aprovado na seleção, poderá ou não participar do curso.
Com sorriso no rosto, o reeducando André (nome fictício), disse que ficou feliz quando realizou a prova e que está confiante que será aprovado.
“Sabemos que o ensino e o conhecimento contribuem no processo de ressocialização. E, com a realização das provas e consequentemente com a aprovação, eles poderão obter um diploma de graduação, que contribuirá para terem uma profissão quando retornarem ao convívio da sociedade”, destacou.
A meta da unidade prisional do Compaj é alcançar 100 internos matriculados até o final do ano.
“É meu sonho cursar a faculdade de Contabilidade e dar orgulho para a minha família. Eu me preparei e sinto que é a minha chance de traçar novos caminhos e retomar a sociedade como cidadão íntegro e graduado”, disse.