O líder da prefeitura na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcelo Serafim (PSB) esclareceu durante a sessão plenária desta quarta-feira (09/2), sobre a exigência do comprovante de vacinação para matrículas na rede municipal de ensino.
Segundo o parlamentar, o comprovante de vacinação é de todas as imunizações e não apenas da contra a covid-19. “Essa campanha negacionista, que algumas pessoas fazem em relação a vacinação anti-covid, está atrapalhando toda a cadeia de vacinação das crianças brasileiras. A vacinação é hoje um dos grandes desafios na Secretaria Municipal de Saúde, e por conta dessas campanhas irresponsáveis tem pais que estão deixando de vacinar seus filhos contra outras doenças, o que é perigoso”, afirmou.
Marcelo Serafim também explicou que no decreto não existe nenhuma linha proibindo a matrícula de crianças que não foram vacinadas. “Nós somos responsáveis pelo que escrevemos, nós somos responsáveis pelo que dizemos. O que o prefeito está pedindo por meio do decreto e a carteira de vacinação, para que a escola possa até alertar os pais se estiver alguma vacina faltando”, detalhou.
O vereador também defendeu a vacinação contra a Covid-19 e apresentou os dados recentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que apontam que nenhuma das pessoas vacinadas contra a doença veio a óbito. “Lembro do ano passado, quando muitas pessoas que contraíram Covid morreram, quando ainda não existia a vacina, e agora os números são outros, ou seja, temos que ter responsabilidade com a verdade”, ressaltou.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM