Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+
Governo do Amazonas

Mais de 700 moradores da Sharp e Manaus 2000 receberam certificado residencial para reassentamento no Prosamin+

10 de fevereiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 45 minutos
Por Agência Amazonas

Áreas receberão intervenção pelo programa e concentram mais de 2.500 famílias

FOTOS: DivulgaçãoCom a entrega de certificados em andamento para famílias a serem reassentadas pelo programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Governo do Estado já entregou, até a segunda-feira (07/02), mais de 700 certificados para moradores da comunidade da Sharp e da Manaus 2000, áreas a receberem a intervenção pelo programa. Ao todo, 2.580 imóveis estão cadastrados para receber o registro nas duas áreas.

O Prosamin+ recebeu novos investimentos, seguindo determinação do governador Wilson Lima. As ações são coordenadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e a fase de certificação valida as informações colhidas com as famílias cadastradas em 2020.

O procedimento também acelera o processo de indenização junto à Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), pois já orienta os moradores em relação às documentações que serão necessárias nos processos de reassentamento.

“O primeiro trabalho desse reassentamento é o trabalho técnico de engenharia, e depois as equipes da área social fazem a certificação. Ou seja, entregamos um certificado onde é identificada cada família, quantos moradores, qual o perfil da sua moradia, e com esse certificado elas estão habilitadas a abrir um processo individual administrativo para receber a reposição de moradia no futuro programa”, explicou o engenheiro Marcellus Campêlo, coordenador executivo da UGPE.

Conforme a UGPE, foram entregues 709 certificados nas duas áreas, sendo 480 na Comunidade da Sharp e 229 na Manaus 200. O Governo do Amazonas construirá 648 unidades habitacionais que serão uma das soluções de moradia oferecidas aos beneficiários do Prosamin+.

Famílias – Somente na comunidade da Sharp, mais de 2.100 famílias serão reassentadas, a maior área de intervenção da nova fase do Prosamin+. Os trabalhos no local seguiram a todo vapor durante a semana para entregar os certificados para as famílias contempladas no programa.

Uma das beneficiadas será Geise Michiles, de 27 anos. A dona de casa mora em uma residência na rua Oriente, que constantemente é afetada por alagações durante as chuvas. Segundo ela, o processo dá mais segurança para que as famílias encontrem um NOVO espaço.

“[Desejo] uma casa, um apartamento e uma vida melhor. Ainda mais que eu tenho minhas duas meninas. Conforto, segurança e uma moradia mil vezes melhor em tudo, em aspecto de lazer. A gente não tem muito aspecto de lazer aqui para ir brincar, correr. A criança brinca na rua, mas vem toda cheia de ‘perebas’, feridas, cai na lama e é complicado”.

Ivone Pereira, de 37 anos, também recebeu o certificado das equipes da UGPE. Ela afirma que sair do local é um sonho de todos os moradores.

“É um sonho nosso, todos os moradores saírem desse lugar, sim. E eu quero agradecer, agora, com esse título, já estou confiante como nunca perdi a fé que nós vamos sair daqui, em breve”.

Investimentos – No Prosamin+, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 542 milhões, recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Estado.

Em sua primeira fase, o Prosamin+ vai beneficiar as famílias que residem no leito do Igarapé do Quarenta, em áreas na comunidade da Sharp e na Manaus 2000, nas zonas leste e sul, respectivamente.

O programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Estima-se que 60 mil pessoas serão diretamente beneficiadas na nova fase, seja com habitação segura, ou com a coleta e tratamento de esgoto e água tratada, construção de parques, de novas vias, drenagem, reflorestamento e recuperação dos canais de igarapés.

Tags:Governo do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam registra 6.433 atendimentos no Balcão do Cadastro Ambiental Rural em 2025 e amplia acesso à regularização ambiental no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios

Por administrador
Governo do Amazonas

Barezão 2026 tem abertura na Arena da Amazônia com Amazonas FC e São Raimundo e atividades na Vila Olímpica

Por administrador
Governo do Amazonas

Cachorro vítima de maus-tratos a animais é socorrido com corte no focinho e operado em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

Por administrador
Governo do Amazonas

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

Por administrador
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro

Por administrador

Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados

Por administrador
Governo do Amazonas

Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?