Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Prefeitura de Manaus > Atualização do calendário nacional de vacinação será reforçada pela prefeitura
Prefeitura de Manaus

Atualização do calendário nacional de vacinação será reforçada pela prefeitura

14 de fevereiro de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

 Com ações que destacam a importância das vacinas no controle de doenças imunopreveníveis, a Prefeitura de Manaus vai intensificar o monitoramento da cobertura vacinal infantil na capital. O objetivo é incentivar a atualização do calendário nacional de vacinação, que inclui 18 vacinas destinadas a prevenir, por exemplo, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, meningite e hepatite B.
Algumas das ferramentas que serão utilizadas pelo município no trabalho de intensificação foram apresentadas ao prefeito David Almeida, na manhã desta segunda-feira, 14/2, na sede da Semsa, na zona Centro-Sul, durante reunião com técnicos dos departamentos de Atenção Primária à saúde (DAP) e de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae).

David Almeida parabenizou as equipes da Semsa pelo empenho ao longo da campanha de vacinação contra a Covid-19 e pelos resultados do último fim de semana, quando mais de 15 mil crianças foram vacinadas em uma parceria com a área de educação.
“Esse é mais um avanço para melhorarmos a saúde da nossa população, aumentando a cobertura vacinal, que foi prejudicada pela pandemia e tem sofrido o impacto da circulação de tantas fake news”, afirmou o prefeito.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal da saúde (Semsa), Shádia Fraxe, as ações de promoção devem ser iniciadas ainda neste mês e, dentre as estratégias programadas estão a busca ativa de crianças em atraso com as vacinas; pesquisa e avaliação vacinal na REDE pública de ensino; realização de um fórum de discussões com especialistas; e campanha de sensibilização para adesão massiva às vacinas infantis preconizadas pelo Ministério da saúde. 
O chefe do Executivo municipal garantiu que todo o esforço continuará a ser feito na sua gestão para resgatar a força do Programa Nacional de Imunização, uma das mais bem-sucedidas iniciativas de saúde pública, com reconhecimento internacional.
“A chegada das vacinas contra a Covid-19 e a circulação de informações falsas sobre os imunobiológicos disponíveis ajudaram a colocar em dúvida os benefícios da vacinação de forma geral e agora precisamos reverter esse cenário sob pena de termos novos surtos de doenças que já estavam controladas ou erradicadas”, ressaltou.
Ainda segundo ela, a cobertura vacinal está abaixo do esperado desde 2018 e a pandemia agravou esse quadro, afastando o público das salas de vacina em função do isolamento e do receio de contaminação.
A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, citou exemplos de vacinas com registros atuais de cobertura abaixo da meta: tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba (82%), pneumocócica 10V (84%), pentavalente, que protege contra tétano, difteria, coqueluche, haemophilus influenza e hepatite B (74%) e poliomielite (73%).
A meta de cobertura estipulada no país para todas as vacinas, frisou a secretária, é alcançar 95% do público-alvo. O calendário nacional de imunização contempla, em especial, as crianças, mas os adolescentes, os adultos e os idosos também estão incluídos, com idades, doses e intervalos específicos por vacina.
— — —
Segundo ela, a maior preocupação é com o público menor de 1 ano de idade, uma vez que no primeiro ano de vida se concentra a maior parte das vacinas recomendadas, sendo duas delas – a BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, e a hepatite B – aplicadas ao nascer.
Foto – Divulgação / Semsa
Texto – Andréa Arruda / Semsa
The post Atualização do calendário nacional de vacinação será reforçada pela prefeitura appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança com implantação de geomanta

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus é destaque no ‘Selo Juntos pela Vida’

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito leva esporte equestre pela primeira vez à Ponta Negra

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça rede de drenagem profunda

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura participa de capacitação sobre elaboração de emendas impositivas

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza sorteio da campanha ‘Especial Dia das Crianças’ nos centros de compras populares nesta sexta-feira

Por administrador

4ª edição do ‘Procon Manaus nos Bairros’ no Japiim

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza desobstrução e limpeza de caixa coletora no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus

Por administrador

Ageman emite notificações ao Zona Azul por pendências no Centro

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus informa esquema de trânsito para corrida na Ponta Negra neste sábado

Por administrador

Limpeza e reconstrução de tampa de caixa coletora na Desembargador João Machado

Por administrador
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina maior publicação da história do DOM e garante progressão para quase 10 mil servidores da Educação

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?