Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas visa ampliar o consumo de frutas pouco conhecidas
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas visa ampliar o consumo de frutas pouco conhecidas

9 de março de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 12 minutos
Por Agência Amazonas

O estudo de espécies frutíferas está sendo desenvolvido na região do Alto Solimões

FOTO: Acervo da pesquisadora Railma MoraesUm estudo, apoiado pelo Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), visa expandir o consumo de 15 espécies de frutas típicas da Amazônia, ainda pouco conhecidas pela população local, além de promover o conhecimento e a valorização da diversidade florística amazônica.

Trata-se do projeto “Desvendando a Amazônia: Estudos de espécies frutíferas pouco conhecidas para a condução da sustentabilidade socioambiental na Região do Alto Solimões do Amazonas”, uma das pesquisas do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e inovação tecnológica no Amazonas (Painter).

A pesquisa, em andamento, iniciou em fevereiro de 2021 e está sendo realizada no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), por pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), sob a coordenação da doutora em Engenharia Florestal Railma Moraes.

De acordo com a pesquisadora, pata-de-jabuti, macambinho, apuruí, cupuí, umari, bacuri coroa e bacurizinho são alguns dos frutos que apresentaram maior potencial para amplo consumo da população amazônida. Os produtos foram coletados após doação de agricultores locais, além de ter sido feito o levantamento de espécies comercializadas em feiras de Tabatinga e Benjamin Constant.

FOTO: Acervo da pesquisadora Railma Moraes“Com este trabalho está sendo possível realizar a coleta dos produtos e assim se deu início à fase de testes germinativos em laboratório e em viveiro, por meio de diferentes análises, tais como: morfometria de frutos e sementes; grau de umidade inicial e o grau crítico de umidade; germinação em diferentes condições ambientais e armazenamento”, relatou.

Os dados estão sendo registrados pelos pesquisadores, bem como a análise dos tipos de terrenos mais adequados e condições ideais para a conservação dos frutos. De acordo com a pesquisadora, após a fase de testes, as mudas foram transplantadas para sacos e estão sendo mantidas em viveiros até que atinjam porte para o plantio e doação aos agricultores.

Origem do projeto

A ideia da pesquisa ocorreu após conversas com alunos, sobre o potencial da diversidade frutífera na região amazônica e a falta de conhecimento em relação à biodiversidade regional.

Railma Moraes enfatiza, ainda, que não seria possível iniciar a pesquisa sem o incentivo da Fapeam, e destaca o suporte oferecido por meio da Fundação.

“Com o recurso foi possível adquirir insumos e equipamentos que possibilitaram a realização dos testes de germinação, que serão apresentados como resultados deste projeto, assim como será possível conduzir estudos com outras espécies e estabelecer parcerias com outras instituições, mesmo após o término do projeto. Não posso esquecer de ressaltar a importância da Fapeam, na contratação de um bolsista graduado para auxiliar na condução do estudo”, finalizou.

Sobre o Painter

A ação inédita, criada pelo Governo do Amazonas em 2021, por meio da Fapeam, fomenta a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.

O Programa, bem-sucedido, tem uma nova edição em 2022, o Painter+, que recebe a partir do dia 21 de março propostas de pesquisadores do interior do Amazonas. Podem participar cientistas com título de mestre ou doutor, vinculados a instituições de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no interior do Amazonas.

Todos os critérios para participar da chamada pública estão especificados no edital: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0062022-programa-de-apoio-a-interiorizacao-em-pesquisa-e-inovacao-tecnologica-no-amazonas-painter/

Tags:Benjamin ConstantEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManausTabatinga
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?