Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas promove debate sobre a igualdade de gênero na ciência
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove debate sobre a igualdade de gênero na ciência

11 de março de 2022
Compartilhar
8 Min Lidos
Compartilhar


Há 1 minuto
Por Agência Amazonas

Na live “Xá com Elas” a Fapeam reúne pesquisadoras que atuam em instituições de ensino e pesquisa do Amazonas

FOTO: Érico Xavier/Fapeam“Por que é necessário ter mais mulheres na ciência” este foi o tema da live “Xá com Elas” promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na tarde desta sexta-feira (11/03), transmitida no Canal do YouTube da Fapeam e disponível também pelo IGTV do Instagram.

A atividade faz parte da programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, iniciado no dia 11 de fevereiro, com objetivo de estimular uma maior participação feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Durante a live, Márcia Perales destacou as ações realizadas pelo Governo do Amazonas em prol da equidade de gênero na ciência e um maior protagonismo feminino na pesquisa, tecnologia e inovação no estado, como a criação da linha estruturante “Mulheres e Meninas na Ciência e no empreendedorismo Científico”, inserida no Plano Plurianual 2020-2023, pela primeira vez, como política pública no Amazonas.

“Temos um trabalho a ser feito para que as mulheres assumam cada vez mais esses espaços, não apenas como participantes na pesquisa, mas, sobretudo, liderando estudos”, disse a gestora da Fapeam.

E acrescentou que: “na Fapeam, por exemplo, quando iniciamos, em 2019, trouxemos essas estatísticas de quantas mulheres coordenavam projetos, e tínhamos em torno de 400 projetos. Iniciamos o Movimento, o Governo do Amazonas estruturou isso também formalmente no seu PPA e, hoje, chegamos a 600 projetos coordenados por mulheres”, enfatizou.

Outros pontos citados pela diretora-presidente são os editais lançados pela Fapeam este ano, com investimento de R$ 70 milhões do Governo do Amazonas, entre os quais, está o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), com inscrições abertas até 16 de março, que oferece pontuação diferenciada para projetos com estrutura de brinquedoteca, para auxiliar as mães cientistas em eventos científicos.

Pensando ainda nas mães cientistas, neste Governo, a Fapeam também alterou a avaliação de produtividade que, de praxe, é baseada nos últimos cinco anos.

“Se você foi mãe no último ano, vamos recorrer há seis anos para essa avaliação. Mas, se você foi mãe nos últimos dois, iremos recorrer aos 7 anos para fazer, porque sabemos que quando isso acontece a divisão de cada uma de nós para cuidar do bebê e do trabalho, por mais que tenhamos o apoio do companheiro, é diferente. Além disso, há pontuação diferenciada para projetos do Programa Ciência na escola, nas áreas de STEM”, disse.

Na pesquisa, Fabíola atua na área de ciência de dados, realizando também um trabalho voltado para o estímulo à participação de meninas no campo da ciência, especificamente na área de computação e tecnologia.

A pesquisadora reforçou, ainda, que o Movimento mostra para as pessoas que a ciência é importante, transforma vidas, mas, que quando se tem uma parte restrita da população construindo a ciência, não se está fazendo algo para todos.

“Em momento nenhum estou questionando competência, capacidade de quem construiu a ciência até hoje e, todos seus benefícios, mas acho que a ciência tem um potencial ainda maior, porque quando você tem na ponta pessoas diversas você atinge mais gente”, pontuou a pesquisadora.

Ela destacou ainda que, dentro do Cunhatã Digital, o projeto “Garotas Espertas”, recebeu incentivo da Fapeam, via Proemend, para a produção de curtas-metragens contando histórias de cientistas mulheres, produzido por meninas, de 8 a 12 anos. “Tem um deles que termina assim: existem muitas garotas espertas na ciência, e muitas garotas espertas em todos os lugares e a gente precisa de todas, inclusive de você”, declarou Fabíola.

Pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane e coordenadora do Programa de Iniciação Científica (Paic) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Biologia da Interação Patógena Hospedeiro, da Fundação Oswaldo Cruz/Amazônia, Priscila Aquino, ao agradecer o incentivo que a Fapeam vem realizando por meio de ações como o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, além dos editais, afirmou que atitudes como essas auxiliam e fortalecem cada vez mais o Movimento.

Apoio

A live “Xá com Elas: Por que é necessário ter mais mulheres na ciência?” foi realizada no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, seguindo todos protocolos de segurança de prevenção da Covid-19. A atividade contou com apoio da Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado do Amazonas (SEC-AM).

Oportunidades para mulheres

A Fapeam está com inscrições abertas para o Programa Mulheres das Águas/Fapeam e Programa Kunhã- CT&I, que são ações inéditas criadas pelo Governo do Amazonas para apoiar projetos de pesquisas coordenados por mulheres. A submissão de propostas para os dois editais deve ser realizada por meio da Plataforma SigFapeam, disponível em: www.fapeam.am.gov.br.

Tags:educação básicaEmpreendedorismoEstado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

Por administrador
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?