Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas desenvolve sistema para prever secas e enchentes no Rio Madeira
Governo do Amazonas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas desenvolve sistema para prever secas e enchentes no Rio Madeira

27 de março de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 6 minutos
Por Agência Amazonas

 Por meio da Fapesp-Fapeam, estudo busca reduzir impactos negativos causados pelos fenômenos e beneficiará 1.200 famílias 

FOTO: Érico Xavier/FapeamOs eventos de secas e enchentes são comuns na bacia Amazônica, porém, nas últimas décadas têm se percebido mudanças e variações extremas no clima e na hidrologia da bacia. Partindo dessa observação, pesquisadores apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estão desenvolvendo um sistema capaz de prever os fenômenos na região do Rio Madeira e, assim, tentar reduzir os impactos negativos na vida de milhares de amazonenses. 

A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São cerca de 10 pesquisadores da UEA e 15 pesquisadores do Inpe atuando no projeto, que está sendo financiado por meio de recursos da chamada pública N. 001/2020 – Fapesp – Fapeam. 

De acordo com levantamentos feitos pelos pesquisadores, esses eventos afetam de forma direta a biodiversidade e ecossistemas, os recursos hídricos, a economia, a agricultura, a navegação fluvial, a geração de energia, e principalmente os povos e comunidades mais vulneráveis da região Amazônica. Segundo o coordenador do projeto, Francis Corrêa, nos últimos vinte anos ocorreram três grandes secas e três grandes enchentes, o que acarretou em prejuízos enormes. 

FOTO: Érico Xavier/Fapeam“Por exemplo, a cheia de 2014, produziu inundações e deslizamentos em várias cidades e comunidades na bacia do Rio Madeira, trazendo transtornos e prejuízos para população como famílias desabrigadas, isolamentos das comunidades, prejuízos na economia, na educação, na produção agrícola e na saúde devido às doenças transmitidas por contaminação da água”, explica. 

O projeto está sendo desenvolvido com foco na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira, área de suma importância para a conservação da biodiversidade da região, que abrange os municípios de Borba, Manicoré e NOVO Aripuanã, e abriga 45 comunidades com cerca de 1.200 famílias. 

“A escolha da região da RDS deve-se à grande vulnerabilidade dos povos e comunidades que habitam aquela região aos eventos hidroclimáticos. O monitoramento do clima de longo período mostra o aumento da ocorrência de eventos extremos hidroclimáticos naquela região”, diz Francis.

Etapas – A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira, observacional, busca fazer o monitoramento hidroclimático na reserva sustentável. Para isso, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), está sendo instalada uma plataforma de coleta de dados onde serão monitorados parâmetros como temperatura, umidade, vento, pressão, precipitação e radiação.  

Na segunda etapa, será feita a instalação e configuração de modelos climáticos (ETA) e hidrológicos (MGB) no Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LABCLIM / UEA). Com a conclusão da pesquisa, a expectativa é entregar uma ferramenta que possa ajudar o trabalho dos órgãos públicos. “Uma vez que o sistema torne-se operacional, poderá auxiliá-los no planejamento de ações para redução e mitigação dos efeitos das secas e enchentes”, conclui o pesquisador. 

Chamada FAPESP-FAPEAM – A Fapeam se uniu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para a realização de uma chamada pública que oportunizasse a pesquisa colaborativa aos pesquisadores vinculados a Instituições de ensino Superior ou Pesquisa de ambos os estados. estão sendo contempladas propostas que abranjam conhecimentos avançados nas temáticas de meio ambiente, Amazonas e suas fronteiras, e desenvolvimento e economia.

Tags:BorbaEnsino SuperiorEstado do AmazonasGoverno do Amazonasmanicoremeio ambienteNovo Aripuanã
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Pleapo e conselhos estaduais aprovam subcomissão e definem execução com orçamento garantido para 2026 no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas amplia obras do Asfalta Amazonas em 17 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Mute intensifica fiscalização nas unidades prisionais do Amazonas em 25/11 com vistoria no CDPM 2

Por administrador
Governo do Amazonas

Gincana da Melhor Idade reúne idosos do Ceci Aparecida em atividades físicas e sociais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Alunos do 6º ano apresentam mais de 50 kamishibais autorais na culminância do projeto multiletramento

Por administrador
Governo do Amazonas

Ligue 180 completa 20 anos e registra 2.230 atendimentos no Amazonas entre janeiro e outubro

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Arapaima Ativo da Escola Estadual José Mota disputa final nacional do Solve For Tomorrow com biofiltro de pirarucu transformando resíduos em água potável

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 144 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas das 8h às 14h nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Recital de violão da RSCA Guitar Class reúne jovens músicos no Palácio Rio Negro nesta quarta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Hemoam lança Hemodoador para doadores consultarem exames, emitir declarações e agendar

Por administrador
Governo do Amazonas

Representantes ibero-americanos definem plano coletivo para eliminar transmissão materno-infantil da doença de Chagas até 2030

Por administrador
Governo do Amazonas

Projeto Ater Digital do Idam conclui oficina final com indígenas de Açaituba em Santa Isabel do Rio Negro

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?