A entrega de 52 toneladas de ração para avicultores e piscicultores dos ramais do Pau-Rosa e Cooperativa, localizados no quilômetro 21 da BR-174, por meio do programa “Manaus + Agro”, realizado pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas nesta segunda-feira (28/3), foi destaque durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O assunto foi levado à tribuna do plenário Adriano Jorge, nesta terça-feira (29/3), durante o grande expediente, pelo vereador professor Samuel (PL), que destacou a importância das emendas parlamentares para implementar esta ação. “Estávamos presentes no evento, pois contribuímos por meio de emendas no orçamento, que vai contribuir com a recuperação do ramal e incentivar estes produtores”, disse.
O discurso foi reforçado pelo presidente da Comissão de Agricultura e política Rural, vereador Eduardo Alfaia (PMN), que agradeceu as emendas parlamentares aprovadas na CMM. “Tivemos o exemplo de uma produtora que estava sem alimento para dar aos seus animais e pensava até em desistir, porém com essa ajuda ela pode recuperar o seu trabalho, por isso agradeço a todos, desde o parlamento, até as secretarias da prefeitura que não mediram esforços para ajudar essa categoria”, afirmou.
Para o vereador Joelson Silva (Patriota), que também destinou emenda parlamentar para o setor, essa é uma ajuda que garante a renda a produção rural. “Nós temos uma zona rural que é produtiva, e agora, por meio da união dos poderes, vai ser possível dar um incentivo maior, não apenas com o material mas com a pavimentação da área que é necessária para escoar o produto”, enfatizou Joelson em referência ao anuncio feito, sobre a pavimentação dos ramais do Pau-Rosa e da Cooperativa, em atendimento a demandas da Prefeitura de Manaus.
A união de esforços também foi destacada pelo vereador Peixoto (Agir36), que relatou o sonho antigo desse produtores de ter seus ramais asfaltados. “Reconheço e parabenizo essa união de esforços para o dia histórico de ontem, e o anúncio feito pelos governos municipal e estadual, realiza um sonho desses que trabalham nestes locais há anos, e isso vai evitar, que por exemplo, em dia de chuva, produtos sejam perdidos, por não serem escoados”, salientou.
O vereador Jander Lobato (PTB) relatou, durante seu pronunciamento, que os parlamentares que participaram do evento na segunda-feira, chegaram no local sob uma forte chuva, e que a situação serviu para eles entenderem melhor a dificuldade enfrentada pelos produtores rurais. “Podemos sentir na pele o que eles passam quando chove, e esse anuncio, feito pelo prefeito David Almeida e pelo governador Wilson Lima, só mostra que estão desprovidos de vaidades pelo bem comum, que é tudo que nossa população precisa”, destacou.
Qualificação
Durante a ação, também foi assinado um termo de Cooperação Técnica entre a Semacc e a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), que irá qualificar os produtores rurais através de cursos e garantir assistência durante o manejo e produção dos animais.
Texto: Tiago Ferreira – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM