Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Doença de Parkinson: geriatra da SES-AM orienta sobre sintomas e diagnóstico
Governo do Amazonas

Doença de Parkinson: geriatra da SES-AM orienta sobre sintomas e diagnóstico

11 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 20 minutos
Por Agência Amazonas

No dia mundial de conscientização sobre a doença, especialista destaca cuidados, sinais e estigmas

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMComemorado nesta segunda-feira (11/04), o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é voltado para sensibilizar a população sobre cuidados com pacientes e o diagnóstico da doença. A geriatra Marília Lobo, do Centro de Atenção ao Idoso (Caimi) André Araújo, unidade da Secretaria do Estado de saúde (SES-AM), alerta para os principais sinais e o tratamento com equipe multiprofissional.

“Às vezes a doença começa bem antes, a gente ainda não tem muitos avanços na questão de diagnóstico porque é clínico, pelos sintomas. Quais são os sintomas que caracterizam mais: o tremor é um deles, mas não é o principal e não é o mais precoce. O que a gente vê que é o mais precoce é essa lentidão de movimento, de coordenação. Além dessa lentificação de movimento, a gente tem os tremores, a instabilidade postural e aumento do risco de queda e a rigidez”, explicou a médica.

De acordo com a especialista, existem os sintomas não motores também, como transtornos psicológicos e alterações intestinais. “Podem estar associados, por exemplo, a depressão, ansiedade, alteração de sono, insônia, PODE ter alteração de hábito intestinal, constipação é muito comum do paciente também com Parkinson. Quando é abordado por uma terapêutica com a equipe multidisciplinar o resultado é muito melhor, o tratamento é muito mais eficaz”, ressaltou Marília.

Diagnóstico e tratamento 

Geriatra Marília Lobo, do Centro de Atenção ao Idoso (Caimi) André Araújo. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA identificação precoce da doença de Parkinson e os cuidados após o diagnóstico clínico são ressaltados pela geriatra, dando ênfase ao acompanhamento multiprofissional para uma reabilitação de maior sucesso.

“A gente precisa o quanto antes do fisioterapeuta para tentar melhorar essa questão do movimento, dar melhor força, equilíbrio e resistência. Esses pacientes caem com muita facilidade e traz todas as consequências e agravos que tem o perigo das quedas. Às vezes o acompanhamento com a fonoaudióloga porque a doença de Parkinson tem alteração da voz, fica mais baixa e aumenta o risco de começar a engasgar, que é a disfagia”, disse a geriatra.

A médica também alerta para os estigmas da doença e como isso PODE prejudicar o processo de investigação, principalmente nos pacientes mais idosos. De acordo com Marília, a doença é mais recorrente a partir dos 40 e 60 anos.

“É muito importante para tentar desmistificar muita coisa, tirar aqueles estigmas. Por exemplo, existe uma fala nas especialidades que a gente utiliza muito: ‘Nem todo Parkinson treme e nem todo tremor é Parkinson’. A gente tem algumas dificuldades, por exemplo, o envelhecimento em si, ele já tem alguns estigmas, ‘O idoso é lento, ele é devagar para fazer movimento. O idoso treme, é normal do envelhecimento’. Às vezes isso já começa a dificultar, inclusive o diagnóstico mais precoce, porque é atribuído ao envelhecimento normal”, enfatiza.

Serviço

Os Caimis André Araújo e Ada Viana, localizados nas zonas norte e oeste de Manaus, respectivamente, são unidades da REDE estadual de saúde especializadas no atendimento à terceira idade, com profissionais capacitados para diagnosticar e encaminhar o paciente para outras áreas especialidades, conforme a necessidade. Os Caimis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A geriatra ressaltou a qualidade de vida e o cuidado terapêutico oferecido na REDE pública de saúde. “O Caimi tem essa característica de atendimento do idoso e é uma equipe multidisciplinar. O idoso passa pela enfermagem, serviço social, além do médico, clínico ou geriatra. A gente PODE encaminhar para a fisioterapia, psicólogo, fonoaudióloga e para nutricionista. Temos serviços que podem fazer diagnóstico e melhorar a qualidade de vida”, ressaltou a médica.

Tags:Manaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega benefícios sociais e apoia produtores no Careiro da Várzea com crédito e equipamentos

Por administrador
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Cinco residenciais do Amazonas Meu Lar são selecionados na premiação do Minha Casa, Minha Vida por qualidade urbanística

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe superintendente do Ministério da Saúde para integrar dados e fortalecer vigilância no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Cesmam é elevado à categoria de hospital após ampliação que aumenta capacidade de internação em 125%

Por administrador
Governo do Amazonas

Ciaca no Amazonas realizou 3,7 mil atendimentos desde inauguração em outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam finalizam preparativos para entrega do Hospital do Sangue no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Debates na Teia Amazonas reforçam construção da Política Cultura Viva no Amazonas e pontos de cultura

Por administrador
Governo do Amazonas

Sala Multisense dos Caics TEA é apresentada como modelo de inovação tecnológica e cuidado direcionado em Manaus durante Expo Saúde

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?