Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Parceria entre Governo do Amazonas e Ceplac visa incentivar produção de cacau pela agricultura familiar
Governo do Amazonas

Parceria entre Governo do Amazonas e Ceplac visa incentivar produção de cacau pela agricultura familiar

12 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Arquivo/SedectiO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), quer alternativas econômicas para o Estado que promovam a produção de cacau e incentivem a agricultura familiar. O assunto foi discutido nesta terça-feira (12/04), pelo titular da pasta, Angelus Figueira, com o secretário executivo de Gestão Estratégica, Valdenor Cardoso, e o diretor da Comissão Executiva do Plano da Cacaueira (Ceplac), Waldeck Araújo.
Há 11 horas
Por Agência Amazonas

A Ceplac é um órgão do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento – Mapa

“O cacau é um dos produtos com maior potencial de geração de renda para as comunidades ribeirinhas e tradicionais do Amazonas. O governador do Amazonas entende que é possível termos uma produção sustentável e econômica para as nossas populações. E isso PODE se dar por meio do cacau, como também com o café, a borracha, a castanha. São muitas as possibilidades. Temos tecnologia e inovação para isso”, avaliou Figueira.

Participaram, também, da reunião o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; o diretor-administrativo do Ipaam, Luiz Andrade; representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Admilson Mota e Anecilene Buzaglo; e o deputado estadual Tony Medeiros. 

“Nossa reunião já era para ter acontecido há mais tempo, mas a pandemia atrapalhou muito o nosso programa de viagens. A ideia é tirar o máximo proveito desta estação experimental em acordo de cooperação com o governo do Amazonas, com o Idam. E que a gente possa usar esta estação em prol do desenvolvimento da cacauicultura no Estado”, contou Araújo.

Segundo o diretor da Ceplac, apesar da expansão da cacauicultura para áreas não tradicionais do Brasil, o país necessita aumentar em 50% sua capacidade de produção, que tem um déficit de 50 mil toneladas. 

“O Ipaam sempre pesquisou junto à Embrapa, INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), alternativas de regeneração de áreas degradadas. A proposta da Ceplac vem a contento, porque é uma das alternativas de cultura para se usar em áreas degradadas, que se dá por meio da plantação do cacau, do açaí, que eles ajudam a recuperar as áreas de acordo com uma metodologia própria. E isso para o Amazonas, para o órgão ambiental é importantíssimo”, afirmou Valente.

Na opinião do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a proposta da Ceplac enfatiza alternativas ambientais para a regeneração florestal, as quais vêm ao encontro da política do Instituto sobre reestruturação de áreas degradadas. 

Cultura do cacau – De acordo com o Idam, o cacau é originário da região Amazônica e, desde o século XVII, vem sendo cultivado como um produto agrícola, racionalmente explorado com a implantação de áreas cultivadas, melhoramento genético e produção de mudas. 

E acrescentou que a proposta trazida agora pelo secretário Angelus Figueira, vem exatamente buscar as alternativas necessárias. “E essa é uma delas. Então, o Estado abraça essa alternativa como sendo uma das possibilidades e saída para recuperação de áreas degradada”, defendeu diretor-presidente do Ipaam.

Ceplac – A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é um órgão do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento – Mapa, que atua em seis estados do Brasil: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

Em meados do século XVIII, o cacau foi levado para o sul da Bahia, onde a cultura se expandiu, sendo hoje a principal região produtora, com 62% da produção nacional, seguida pelos estados da Região Norte, com 34%, e os outros estados com os 4% restantes.

A instituição completou, este ano, 65 anos de pesquisa e tecnologia para o cacau brasileiro.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Conselhão Tarumã-Mirim é regularizado com aprovação do estatuto e amplia acesso a políticas públicas

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas anuncia 117 vagas de emprego para 16/01 com atendimento na Galeria+ e documentos exigidos

Por administrador

Atualização da NR-01 torna obrigatória inclusão de fatores psicossociais no GRO e amplia notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho

Por administrador
Governo do Amazonas

Paredão reduz em 75% os roubos de veículos no Amazonas e localiza mais de 1.409 veículos

Por administrador
Governo do Amazonas

Responsáveis têm até 20 de janeiro para reservar vagas nas matrículas da rede pública do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas abre chamada pública para agricultura familiar fornecer merenda escolar em 62 municípios

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas prorroga Colônia de Férias do Pelci até 23 de janeiro na Vila Olímpica de Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Horta caseira e cultivo da melancia são temas de cursos da Sepror para 19 agricultores em Manaquiri

Por administrador
Governo do Amazonas

Microrregiao de Saneamento Basico do Amazonas aprova regimento interno e empossa conselho para fortalecer governanca regional

Por administrador
Governo do Amazonas

Transferências de alunos atingem 37.893 no Amazonas até 14/01 com maioria das solicitações online

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP lança Xô Dengue com jogos digitais para envolver crianças e jovens na prevenção de arboviroses

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?